Dois novos cursos profissionais no Politécnico de Viseu

Outubro 28, 2014 | Educação

O Instituto Politécnico de Viseu viu recentemente aprovado pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES) dois novos Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP): Viticultura e Enologia (Escola Superior Agrária) e Informática Industrial (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego).

O CTeSP em Viticultura e Enologia tem candidaturas abertas até amanhã (24 de Outubro) e disponibiliza 25 vagas. Toda a informação indispensável sobre o curso, procedimentos e edital de candidatura, condições de acesso e ingresso e estruturas referenciais das provas de avaliação estão disponíveis em: http://www.esav.ipv.pt/. O CTeSP em Informática Industrial, a decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, vai também ter brevemente a informação essencial sobre o curso e o processo de candidaturas (ver: http://www.estgl.ipv.pt/).

Podem candidatar-se aos CTeSP os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Podem ainda candidatar-se os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior. Podem igualmente candidatar-se os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

O ingresso realiza-se através de um concurso organizado pela instituição de ensino superior, regulado por diploma próprio.

Os Cursos Técnico Superiores Profissionais (CTeSP) são uma nova oferta formativa ministrada no âmbito do ensino superior politécnico com 120 créditos e a duração de quatro semestres letivos. Estes ciclos de estudos têm componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se realiza através de um estágio no final do curso, e pretendem estabelecer uma ponte entre os mundos académico e empresarial. Conferem diploma de Técnico Superior Profissional, de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida, e permitem ao aluno o prosseguimento de estudos para uma licenciatura na mesma área de estudo e instituição onde concluiu o curso.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.