Curta metragem da EP de Torredeita seleccionada para festival internacional

Outubro 26, 2017 | Educação

A curta metragem «O Capitão e a Cidade» realizada por alunos da Escola Profissional de Torredeita no âmbito do projecto do Cine Clube de Viseu «Aprender em Filmes», orientado pela realizadora Graça Gomes, foi selecionada para o «Up and Coming – International Film Festival» que se realiza em Hannover, na Alemanha, de 22 a 26 de Novembro.

Desde a história original, passando pelo desenvolvimento de personagens até à animação e sonorização, a curta metragem é  inspirada por uma das personalidades mais marcantes de Viseu do século XX: o Capitão Almeida Moreira.

No centro da história estão as intervenções e os espaços pensados pelo Capitão: os azulejos do Rossio, a Glorieta Tomás Ribeiro ou a Glória a Grão Vasco. A curta-metragem assenta em personagens inspiradas no universo do nosso protagonista, a saber, o operador de câmara do filme “Viseu” (1930), desenvolvido pelo próprio Capitão Almeida Moreira, e uma camponesa captada neste mesmo filme de promoção da cidade, nos anos 1930, que se cruzam pela cidade, até ao encontro final no Museu Grão Vasco, que o Capitão Almeida Moreira fundou há precisamente 100 anos.

O projecto do Cine Clube de Viseu «Aprender em Filmes» consiste na realização de filmes de animação ao longo do ano lectivo. Cada filme integra um conjunto de oficinas que, utilizando o cinema de animação através de diferentes técnicas (pixilação, marionetas de papel recortado e de plasticina, desenhos animados no quadro preto, etc), proporcionam um trabalho organizado em conjunto com alunos e professores.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.