Vissaium XXI quer atrair e formar jovens talentos em Viseu

Julho 1, 2019 | Economia

A Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu, em parceria inédita com a VISEU MARCA, dinamiza, entre os dias 24 e 27 de julho, o programa de verão “Young Leaders Summer Bootcamp”. Ao longo de quatro dias, 50 jovens, entre os 17 e os 23 anos, irão desenvolver capacidades de liderança através de uma dinâmica criativa que funcionará, para além da componente formativa, como “open week” de promoção do destino Viseu. Com destaque para as suas infraestruturas e valências nas áreas científicas, empresariais, desportivas, culturais e turísticas.

O plano de formação assenta num conjunto de atividades criativas, workshops, desafios individuais e de grupo, pensados numa ótica de desenvolvimento de capacidades de liderança e empreendedorismo. Nomeadamente na abordagem de temáticas como a liderança pessoal, inteligência emocional, motivação, gestão de equipas, tempo, stress e mudança, design thinking e preparação da entrada para o mercado profissional. “Os conteúdos do programa estão estruturados para ter impacto imediato na vida dos participantes e relevância no seu Curriculum Vitae (CV)”, garante Sérgio Lorga, Diretor Executivo da Associação Vissaium XXI. Que não tem dúvidas quanto à “experiência memorável” que este programa de verão irá representar para os jovens participantes.

Os eventos, a decorrer em vários locais e instituições da cidade, terão a orientação de um reputado painel, de que fazem parte o Chef Diogo Rocha (Restaurante Mesa de Lemos), Miguel Oliveira (Oceanário de Lisboa), Jorge Quintão (Blueticket), Rute Pereira (Universidade Nova de Lisboa) e João Torneiro (Galp).

O desafio à formação no “Young Leaders Summer Bootcamp”, é lançado dentro e fora de portas. Para Jorge Sobrado, “os clusters mais avançados do conhecimento não exigem só a formação de quem cá vive, mas também a captação de talentos vindos de fora. E este programa reforça a promoção e valorização da cidade de Viseu enquanto polo de atração de talentos, inovação e empreendedorismo“ conclui o Diretor da VISEU MARCA e Vereador do Município de Viseu com o Pelouro do Marketing Territorial.

O programa inclui refeições, estadia e deslocações entre os vários locais a visitar, e tem o custo de 100€ por participante. A iniciativa é limitada a 50 candidatos (25 jovens entre os 17 e os 20 anos e 25 jovens entre os 21 e os 23 anos), após seleção por parte de um júri.

As inscrições já estão a decorrer através de um formulário online, disponível na página de Facebook da Associação (@vissaiumxxi).

Criada em outubro do ano passado, a Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu propõe-se a dinamizar o ecossistema empreendedor de Viseu, apostando na modernização da cidade e da região, nomeadamente através da criação do centro de incubação tecnológica V21.