Vídeos sensibilizam munícipes de Tondela para a preservação da floresta

Março 19, 2021 | Economia

A propósito do Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Árvore que se assinalam a 21 de março, a Câmara Municipal de Tondela acaba de lançar uma campanha de sensibilização para os cuidados a ter na floresta, disponibilizando informação necessária para a limpeza de terrenos ou para a realização de queimas ou queimadas.

Esta campanha de sensibilização é assente na divulgação de três vídeos informativos, com o primeiro a ser lançado hoje, o segundo no próximo domingo (dia 21 de março) e o último na próxima terça feira (dia 23 de março). O primeiro debruça-se sobre a limpeza obrigatória de terrenos (limpeza das faixas de proteção das casas e aglomerados populacionais), que deverá ser realizada este ano excecionalmente até dia 15 de maio.

O segundo vídeo alude aos cuidados a ter na floresta, enquanto que o último vídeo incidirá no tema das queimas de sobrantes e queimadas.

De acordo com o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, esta campanha de sensibilização para os cuidados a ter na floresta foi pensada em alternativa às habituais ações de sensibilização, que se promovem anualmente junto da população do concelho.

“Em anos anteriores, promovemos ações informativas em todas as freguesias do concelho de Tondela, de forma a chegar ao maior número de pessoas. Este ano, em virtude de estarmos a atravessar uma pandemia, apresentamos três vídeos como alternativa”, referiu.

Em pouco mais de dois minutos, os esclarecimentos essenciais são disponibilizados em formato de vídeo, quer no site da Câmara Municipal de Tondela, quer na página da rede social Facebook do Município de Tondela.

“São vídeos com uma mensagem clara e incisiva, que esperamos que chegue a todos os munícipes. Para tal, também foi solicitada a colaboração das juntas e uniões de freguesia, bem como do nosso tecido associativo, de forma a que repliquem estes vídeos nos meios que dispõem””, concluiu o vereador Miguel Torres.