Transporte eléctrico não tripulado vai substituir funicular

Abril 11, 2018 | Economia

Viseu foi a cidade escolhida para a última paragem da «Smart Cities Tour 2018», que teve como objetivo “descentralizar, disseminar o conhecimento, as boas práticas e as soluções disponíveis no que diz respeito à inteligência urbana”. Promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a iniciativa culminou, nesta cidade, com um debate sobre o tema «Inovação». No encerramento do Tour, em Lisboa, foi apresentado, no stand de Viseu, o primeiro transporte público eléctrico da Europa não tripulado que irá substituir o funicular nas ligações ao centro histórico.

Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Seção de Cidades Inteligentes, fez um balanço positivo à estratégia seguida pelo executivo ao longo dos últimos anos para “colocar a tecnologia ao serviço do bem-estar e da qualidade de vida da população”. Por isso, “o facto da «Smart Cities Tour 2018», terminar em Viseu “teve um significado especial. Principalmente atendendo ao tema, já que em Viseu a inovação faz parte do nosso ADN. Temos 2500 anos de história que valorizamos, reconhecemos e usamos na nossa inovação diária. Esta simbiose tem resultado de forma perfeita”.

O último dia da tour, organizado em parceria com a Universidade Nova, pôs em cima da mesa de debate temas como a cocriação, a cultura e criatividade, incubadoras temáticas, empreendedorismo e emprego, captação de investimento, city branding e internacionalização, reunindo um painel de convidados na partilha de experiências e estratégias.

Acabada a digressão, as atenções centram-se agora no Portugal Smart Cities Summit, que terá lugar na FIL em Lisboa, a 11 de abril, e no qual o Município de Viseu marcará presença. Este será “o momento da democratização da inteligência urbana e onde será apresentado o primeiro transporte público elétrico não tripulado da Europa que virá para Viseu”, sublinhou Almeida Henriques.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.