Tondela brinda aos vinhos brancos do Dão

Julho 1, 2019 | Economia

A cumprir a quarta edição, o «Tondela Brancos Dão» tem vindo, paulatinamente, a afirmar-se no panorama dos certames sectoriais da região e do país. Uma constatação que levou a Câmara Municipal a alargar este ano a sua realização de um para dois dias, correspondendo desta forma às expectativas dos expositores. A 6 e 7 de Julho vão estar no Parque Urbano três dezenas de produtores, em representação de quatro Regiões Demarcadas.

“O «Tondela Brancos Dão» tem vindo a ganhar escala de ano para ano e justificava-se que passasse a ser realizado ao longo de dois dias. Para este ano propomos um conjunto de novos atrativos, que irão engrandecer esta grande festa dos vinhos brancos do concelho”, destacou, na apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.

Quatro Regiões Demarcadas –  Dão, Douro, Bairrada e Verdes – associam-se pela primeira vez ao “Tondela Brancos Dão”, com mais de 30 produtores, marcando também presença enólogos de diversas áreas que serão responsáveis pelas provas comentadas. A gastronomia vai estar também em destaque com um espaço dedicado à restauração, estando previstos «showcookings» com harmonizações, bem como variadas degustações apresentadas, ao longo dos dois dias, por chefs de cozinha de renome.

A somar a esta diversidade, não faltará a música trazida por bandas e ‘Dj’s’. E no dia 7 de julho sobe ao palco Ana Bacalhau, a vocalista dos Deolinda com raízes no concelho de Tondela.

Outra das grandes novidades da edição deste ano é o I Passeio de BTT – Tondela Brancos. que terá lugar no dia 07 de julho, num percurso de cerca de 30 quilómetros que levará os participantes a vinhas e adegas de produtores localizados no concelho. Pedro Adão, vereador do Urbanismo e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal, sublinha que este Passeio, para além de constituir um desafio para quem pratica a modalidade, é também “uma forma de dar a conhecer as raízes do enoturismo” no Município, com paragens e provas nas três quintas por onde passa.

Para o presidente da Câmara Municipal de Tondela, este é um evento que procura reforçar a centralidade de Tondela na produção de vinhos brancos, uma vez que se tem registado um forte incremento nesta área, não só com cada vez mais produtores, como também com produtos de excelência. “Estimamos que os nossos vinhos brancos atraiam pessoas de todo o país. Este é um evento que tem vindo a crescer de ano para ano e já faz parte do calendário dos melhores enólogos do país”, concluiu.

O “Tondela Brancos Dão” é um evento organizado pela Câmara Municipal de Tondela, dedicado à promoção e divulgação dos vinhos brancos, um produto de excelência da Região do Dão, com um paladar único, fruto de caraterísticas endógenas diferenciadas.