Sector automóvel em alta com instalação de grupo alemão em Tondela

Outubro 2, 2016 | Economia

O Grupo alemão Eberspächer, ligado ao setor dos componentes para automóveis, vai instalar-se em Tondela. O local escolhido foi a Zona Industrial Municipal (ZIM) do Lajedo, onde a empresa irá erguer sua unidade industrial, numa área de 11,5 hectares. O investidor conta criar 120 postos de trabalho em 2017. Número que deverá atingir os 500 novos colaboradores até ao ano de 2020. Com a chegada deste importante grupo económico, o concelho de Tondela espera consolidar a presença do sector automóvel. E estima que ao longo dos próximos cinco anos, contando todas as empresas que laboram no setor, o número de trabalhadores possa atingir as 1600 pessoas.

A nova fábrica da Eberspächer irá fornecer componentes de ‘Hot-End’ e ‘Cold-End’ para veículos a gasóleo e gasolina, a fábricas de construtores de automóveis europeus em Espanha, Portugal e no norte de Marrocos. A produção inclui  sistemas de escape completos, filtros de partículas de gasolina e catalisadores.

A Eberspächer é um dos líderes mundiais de desenvolvimento e fornecimento de sistemas para a tecnologia de escape, aquecedores para veículos e sistemas de ar condicionado para autocarros. É ainda um parceiro inovador competente da indústria automóvel na área dos sistemas de ar condicionado para veículos especiais e na eletrónica automóvel. Com mais de 8600 trabalhadores, o grupo conseguiu no ano passado um volume de negócios na ordem dos 4,4 mil milhões de euros.

Na conferência de imprensa para apresentação do novo investimento, a Câmara de Tondela, manifestamente satisfeita com uma solução “marcante”e anunciadora de um período de “maior riqueza e prosperidade”, recordou alguns dos passos decisivos no processo de captação do novo empreendimento.

“Desenvolvemos um processo de acompanhamento pessoal, de negociação e de criação de condições favoráveis para a criação do sentimento de confiança, que decorreu durante cerca de 2 anos e que agora apresenta este importantíssimo investimento”, afirmou o autarca José Antônio de Jesus. Um trabalho de captação desenvolvido em sintonia de esforços com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e com a Câmara de Comércio Luso-Alemã.

“Permitam-nos reforçar o profundo espírito de cooperação, de amizade e de trabalho colaborativo que foi desenvolvido, em particular com a AICEP, na pessoa do Dr. Miguel Frasquilho e da sua equipa, o que atesta bem o nível de colaboração e relação institucional e pessoal, que se tornaram determinantes para o sucesso deste processo”, destacou José Antônio de Jesus.

O primeiro investimento do cluster automóvel aconteceu em Tondela há 25 anos, com a instalação da Huf Portuguesa, facto que se traduziu num impulso muito considerável nos padrões de emprego, na oferta qualificada, nos parâmetros de responsabilidade social, na valorização da empresa no contexto familiar, acompanhado de um incremento na exigência e qualificação dos nossos recursos humanos. Seguiram-se a Avon e a Broser.

Tondela tem vindo acentuar a aposta na industrialização em duas ZIM fundamentais: o Lajedo e a Adiça. Um processo que tem vindo a ser marcado por uma crescente diversificação de investimentos, entre os quais sobressaem as áreas da Saúde e Biotecnologia, as Indústrias Criativas, o Agro-Alimentar e Agricultura, a Reciclagem Ambiental e as Industrias Renováveis e o sector Automóvel.

Tondela possui hoje algumas importantes unidades industriais a nível nacional e internacional. Destaque para a multinacional Fresenius Kabi, que tem em mãos um novo investimento superior a 20  milhões de euros. Ou a Bodum, que acabou recentemente outro importante investimento superior a 6 milhões de euros, tendo aqui localizado o centro de produção e de logística.

“Acreditamos que este contínuo sinal de geração de investimento é catalisador e indutor de um ciclo positivo no desenvolvimento do nosso concelho num futuro a curto e médio prazo. Neste contexto, Tondela tornar-se-á indiscutivelmente no concelho com maior potencial industrial instalado na região. E esta é uma marca muito relevante, que ninguém pode e deve ignorar. E que adquire maior relevância pelos centros de excelência, de competência e tecnologia que aqui se instalam”, congratula-se o presidente da Câmara de Tondela.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.