O melhor do Douro na mesa

Novembro 13, 2012 | Economia

Para além do vinho afamado em todo o mundo e de belas paisagens em socalcos construídas pelo Homem, o Douro afirma-se cada vez mais como um destino gastronómico de excelência. Durante 40 dias, restaurantes, hotéis e adegas típicas vão unir-se em torno do 4º Festival de Gastronomia do Douro para conquistar o paladar de clientes de todo o mundo, através da valorização de produtos tradicionais endógenos. À mesa, cada chefe de cozinha promete oferecer experiências gastronómicas únicas e diversificar o leque de matérias-primas utilizadas na preparação de pratos tradicionais.

A quarta edição do certame, que arrancou a 31 de Outubro, conta com a adesão de cerca de 40 restaurantes dispersos pelo território do Douro Património da Humanidade, decididos a deslumbrar quem os procura de forma a elevar a gastronomia a produto estratégico da região. Com o objetivo de ser vivido como uma “experiência” única, este roteiro gastronómico convida os interessados a conciliarem esta vivência com a descoberta do valioso património arquitetónico da região e da cultura tradicional.

Organizado pela Câmara Municipal de Lamego e pela AE.HTDOURO – Associação de Empresários, em parceria com a Turismo do Douro, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, o 4º Festival de Gastronomia prolonga-se até 9 de dezembro e pretende ajudar o setor da restauração a enfrentar o atual momento crítico que enfrenta devido à subida da carga fiscal e à grave crise económica.

A rede de apoios para a organização deste certame estende-se também às seguintes instituições e empresas: ON2, QREN, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Comunidade Intermunicipal do Douro, Beira Douro, Confraria do Espumante, Raposeira e Murganheira.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.