Município de Tondela reforça apoios ao comércio e serviços

Novembro 30, 2020 | Economia

O Município de Tondela deliberou manter e reforçar os apoios ao comércio e serviços do concelho, no actual contexto de pandemia. O apoio às microempresas em 50 por cento do valor da renda mensal, nos meses de novembro e Dezembro, de estabelecimentos comerciais, serviços e retalho até a um limite de 200 euros por mês, desde que tenham registado quebras de rendimentos nos seus negócios; e o mesmo apoio, em novembro, até ao limite de 200 euros, às microempresas de comércio, serviços e retalho, que tenham contrato de empréstimo bancário para aquisição de instalações próprias, são algumas das medidas enumeradas pelo presidente da Câmara José António Jesus, em conferência de imprensa. Medidas que, entretanto, não podem ser cumulativas com igual apoio obtido junto de instrumentos de outros organismos da Administração Central.

“Estes são apoios extraordinários para fazer face às consequências da Covid-19. São uma ajuda para a preservação do comércio local e dos serviços, contribuindo para a manutenção de postos de trabalho”, sustentou José António Jesus. O autarca recorda que, já no final de abril, o Município de Tondela tinha criado um pacote de medidas de apoio às microempresas de comércio e serviços do concelho, que foram obrigados a encerrar temporariamente, em virtude da COVID-19.

José António Jesus avançou também que neste quadro absolutamente excecional, será proposta a devolução de 20% da contrapartida do IRS que cabe aos municípios, no sentido de atenuar a perda de rendimentos das famílias do concelho.
“Esta medida tem um caráter extraordinário, pelas razões evocadas. É um ato de solidariedade e de partilha”, considerou, acrescentando que o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) será mantido na taxa mínima.

A par destes apoios, o Município de Tondela criou também uma iniciativa direcionada para o comércio tradicional, intitulada “Todos às compras no concelho de Tondela”, que irá decorrer de 1 a 31 de dezembro, nas lojas aderentes. Com esta iniciativa, os comerciantes aderentes irão atribuir durante o período da campanha um voucher de desconto ao cliente, consoante o valor da compra efetuada. Para as compras de 5 a 40 euros será concedido um voucher de desconto de 5% e um voucher de desconto de 10% a quem fizer compras num valor superior a 40 euros.

Os descontos não são acumuláveis, podendo o cliente utilizar o voucher na compra seguinte, no mesmo estabelecimento comercial ou noutra loja aderente. O cliente que fizer compras superiores a 40 euros terá ainda direito a um cupão de acesso a um sorteio, onde poderão ganhar dez tratamentos nas Termas de Sangemil ou uma refeição para duas pessoas num restaurante do concelho de Tondela.

Durante a quadra natalícia está também prevista a colocação da iluminação de Natal, bem como várias iniciativas de animação de rua para o comércio local.