Mangualde: antiga área mineira da Quinta do Bispo vai ser recuperada

Setembro 25, 2018 | Economia

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, apresentou no Hotel Senhora do Castelo, a candidatura do Município de Mangualde relativa à recuperação ambiental da antiga área mineira da Quinta do Bispo. A cerimónia, seguida de uma visita ao espaço a recuperar, contou ainda com a presença de João Azevedo, presidente do Município de Mangualde, e de Rui Rodrigues, presidente da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A.

“Estamos perante um projeto que vem valorizar o nosso território, com uma indústria mineira presente há décadas neste concelho”, sublinhou João Azevedo. O presidente da Câmara Municipal de Mangualde concluiu ainda que “este investimento da Quinta do Bispo é o maior investimento de reabilitação mineira que temos nos próximos anos, e um sinal claro de que o Governo quer optar por novas concessões mineiras no país”.

“A visão que temos do sector mineiro é que é um sector com um forte potencial”, começou por afirmar o Ministro da Economia. “Mas isso não chega. Temos de concretizar esse potencial”, alertou o governante, numa alusão aos grandes investimentos em curso em algumas minas e de prospeção em novas áreas mineiras.

A candidatura para a recuperação da antiga área mineira da Quinta do Bispo foi aprovada no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e será desenvolvida pela EDM. Para além da candidatura de Mangualde, foram ainda apresentadas as candidaturas que dizem respeito à recuperação ambiental das áreas mineiras de Pico (Nelas), Ribeira do Bocco (Gouveia) e Canto do Lagar (Gouveia) e à recuperação ambiental da área mineira de Mortórios (Mêda).

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.