Investimento de 95 milhões cria mais 500 postos de trabalho em Tondela

Outubro 6, 2020 | Economia

Com os 12 investimentos privados já em curso ou fase de arranque, todos nos domínios industrial e comercial, vão ser criados perto de 500 postos de trabalho no concelho de Tondela. Os projectos, que no seu todo ultrapassam os 95 milhões de euros, terão um impacto na facturação anual calculado em 120 milhões de euros.

Os projectos foram apresentados na Oficina de Artes Criativas pelo presidente da Câmara, José António Jesus, numa sessão que contou com a presença de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. “O Município de Tondela é e pretende continuar a ser um parceiro estratégico de todos os empreendedores, o que se reflecte nos continuados investimentos de expansão e requalificação das Zonas Industriais de Tondela e do Lajedo, onde nos últimos anos, a par das obras em curso, o investimento municipal se cifra em mais de 6 milhões de euros”, destacou o autarca.

José António Jesus considerou que Tondela é um território “alicerçado na confiança empreendedora” das suas gentes, confiança na qualificação dos seus colaboradores, mas também confiança nos decisores e nos autarcas. “Tondela é um concelho gerador de emprego. No sector automóvel iremos atingir 2200 postos de trabalho, no sector farmacêutico e laboratorial (onde impera a biologia molecular) cerca de 1000 postos de trabalho), áreas a que se juntam os sectores da transformação, agroalimentar e produção tecnológica que empregam várias centenas de trabalhadores. Este é o mérito das nossas gentes, qualificadas, preparadas e resilientes, combativas, inventoras e transformadoras”, acrescentou.

Já a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, destacou Tondela como “um bom exemplo de aplicação de fundos europeus”, aludindo aos investimentos que estão a ser realizados nas zonas industriais. “Já dificilmente consideramos que Tondela é um concelho do interior do país. Isto porque todos testemunhamos a forma como tem vindo a apostar , “mesmo em contraciclo”, na inovação, na criação de postos de trabalho qualificado e em bons salários”, reconheceu a governante, que incentivou os empresários a prosseguirem na via da competitividade e do sucesso, fazendo com que sejam diferentes e criem valor no mercado”.

António Pereira & Sousa Lda, Bermarthor, Brose, Crizaves, Generg, Gialmar, Grupo MG, Labesfal, Nutrinova, Circlemolecule, Triple Watt e Interecycling são as 12 empresas que irão investir mais de 95 milhões de euros no concelho de Tondela.