O alargamento para dez dias de realização, a par da “qualidade do cartaz musical”, da gastronomia, e da presença de um total de 180 expositores, levam o presidente da Câmara de Tondela, José António de Jesus, a prever uma afluência de cerca de 80 mil visitantes à FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela, que decorre nesta cidade de 9 a 18 de Setembro.
A cumprir a 24ª edição, a FICTON 2016, representa, segundo o autarca, “um momento único de afirmação da força liderante de um território que tem na capacidade empreendedora das suas gentes, na dinâmica do movimento associativo, e na dimensão da solidariedade social”, as principais bandeiras de promoção e projecção do concelho a nível regional e nacional.
“A FICTON já não é só uma festa para o concelho de Tondela. É, a par de dois ou três outros grandes eventos, um dos maiores da região centro, que associa já uma dinâmica de turismo cultural, empresarial e na dimensão de festa associada”, reafirma José António de Jesus, para justificar o alargamento para 10 dos dias de realização do certame. um desafio assumido como forma de “rentabilizar o investimento logístico” inerente à organização do certame.
A FICTON 2016 está orçada em cerca de 220 mil euros, dos quais 140 mil euros são destinados aos espectáculos musicais, estes “com uma dinâmica mais centrada na produção local”, e de cerca de 80 mil euros para montagem de stands, iluminação decorativa, e espaço de animação exterior. José António de Jesus reconhece que se trata de “um esforço financeiro considerável”, mas a dimensão empresarial, social, cultural e económica do concelho assim o justificam”, conclui.
Pelo palco da FICTON vão passar nomes como António Zambujo (9 de Setembro), Tony Carreira (10 de Setembro), Raquel Tavares (11 de setembro), Olavo Bilac (15 de setembro), Adriana Lua (16 de setembro) e Expensive Soul (17 de setembro). No último dia do certame sobem ao palco Nuno Markl e Vasco Palmeirim, com o espetáculo «Top Génios».
“Procurámos propostas de primeira linha, balanceadas com artistas ou grupos locais, numa simbiose geradora de equilíbrio, que garante que a FICTON é uma festa de matriz popular, mas também com propostas de elevado nível e qualidade”, sublinhou José António de Jesus.
Destaque ainda para o artesanato, atividades desportivas, desfile de moda e mostras gastronómicas, entre outras iniciativas. Ao todo, e porque o espaço (Pavilhão Municipal e zonas envolventes) já não comporta mais pedidos, a FICTON 2016 conta com a presença de cerca de 180 expositores, para além das nove tasquinhas e bares que irão funcionar em sistema de rotatividade.
No cada vez mais procurado e valorizado espaço «Ao Sabor» haverá pelo menos um «show-cooking», para além de provas de vinho”, acrescenta o vereador Pedro Adão.
Pontos altos da programação da FICTON continuam a ser as celebrações do Dia do Município e do aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (dia 16 de Setembro); o Dia da Juventude com entrega de prémios aos melhores alunos dos 2.º e 3.º ciclos, secundário e profissional (13 de Setembro); e, este ano pela primeira, o Dia do Comerciante, com a recém-criada Associação Comercial de Tondela a promover um desfile de moda.
Graças à parceria estabelecida entre a Autarquia e o Continente, destaque ainda para a presença em palco de Tony Carreira no dia 10 de Setembro.