Expo salão acolhe festa da Castanha – 2013 em Sernancelhe

Outubro 14, 2013 | Economia

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o Expo Salão de Sernancelhe abre as portas para a edição 2013 da Festa da Castanha. Aquele que é o certame do género com maior longevidade na região, conta este ano com um programa repleto de atividades culturais, desportivas e também ações técnicas de valorização da castanha enquanto produto determinante para a economia local. A abertura é no dia 25 de outubro pelas 18.00 horas.

A edição deste ano da Festa da Castanha, organizada pelo Município de Sernancelhe, com o apoio de Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro e PRODER, é o corolário de mais de duas décadas de aposta na castanha como fruto com uma importância cada vez maior na economia local.

A aposta do Município de Sernancelhe na castanha ganhou um novo incentivo com a celebração, em 2010, do protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo como objetivo o acompanhamento por técnicos da produção de castanha e tratamento dos soutos, a análise dos solos, a criação de campos de ensaio e a descoberta de novas soluções que combatam as doenças dos soutos e, ao mesmo tempo, potenciem o aumento da produção.

Deste protocolo fazem parte também ações teóricas como a realização da Palestra “Castanha, Redescobrindo o alimento do século XXI”, pelo Prof. Doutor José Gomes Laranjo, da UTAD, no Auditório Municipal, na tarde de 26 de outubro, pretendendo fazer chegar aos produtores a informação atualizada sobre a castanha e os castanheiros.

Ao longo dos três dias, destaque para as iniciativas que permitem aos visitantes conhecer os soutos e contactar com a natureza: o Percurso Pedestre Rota da Castanha; a 6ª edição do Passeio BTT; concurso da melhor castanha da Denominação de Origem Protegida “Soutos da Lapa”; e concursos da melhor montra e melhor doce de castanha, idealizados precisamente para incentivar à participação do comércio local na Festa da Castanha.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.