«Estrelas» à mesa e no palco para animar Festa das Vindimas em Viseu

Setembro 12, 2018 | Economia

Vai cumprir a quinta edição, e já se enraizou entre os eventos que mais mobilizam os viseenses e atraem cada vez mais visitantes à cidade vinhateira do Dão. É a Festa das Vindimas de Viseu. Vai acontecer entre 20 e 23 deste mês, com um protagonista de peso: o Festival Gastronómico de Viseu. Batizado como “Viseu Estrela à Mesa”, este festival será o novo evento-âncora da Festa das Vindimas e irá garantir 45 experiências gastronómicas no Rossio, a praça central da cidade que, ao longo de três noites, de quinta-feira a sábado, se transformará num restaurante gourmet a céu aberto.

Dez conceituados Chefs de cozinha garantem a assinatura da ementa temática, para a qual foram eleitos 10 ingredientes-estrela da região, entre os quais a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, a broa de Vildemoinhos, os míscaros ou as feijocas. Uma fusão de sabores típicos, reinterpretados com toque de “mestre”, que terão por companhia os vinhos do Dão.

O Chef Pascal Aussignac é já uma das presenças confirmadas. Especialista na cozinha da região francesa de Gascogne, é proprietário do famoso restaurante “Club Gascon”, em Londres, este detentor de uma “ Estrela Michelin” desde 2012. Outro dos rostos que se associa a esta iniciativa é o Chef Louis Anjos, à frente do restaurante “Bon Bon”, no Algarve, recentemente galardoado com uma “Estrela Michelin”.

Diogo Rocha, embaixador de Viseu na área da gastronomia e Chefe no restaurante “Mesa de Lemos”, assume a curadoria do “Viseu Estrela à Mesa” e integra o leque de “estrelas” à frente da cozinha.

O “Mercado de Vinhos & Sabores” volta a instalar-se na praça do Mercado 2 de Maio, que renova o seu estatuto de meeting point do evento enoturístico, com um programa de micro-eventos e atividades em permanência

Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “nesta quinta edição, o evento traz uma mais-valia associada, com a inclusão de um festival âncora que casa na perfeição o nosso vinho do Dão com a excelência dos nossos produtos gastronómicos”.

“Reforçámos as marcas da portugalidade e identidade de Viseu. Nesta edição da Festa das Vindimas, criámos uma nova rampa de lançamento da gastronomia de Viseu e dos nossos talentos à mesa”, sublinha Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Turismo.

Ao longo de quatro dias, a Festa das Vindimas oferece um “cesto” recheado de experiências únicas e, a par da gastronomia, a música, a fotografia e as visitas às quintas do Dão são já propostas consolidadas na programação.

Pelo quinto ano consecutivo, 11 quintas do Dão, aderentes ao evento, abrem as portas das suas adegas e territórios vinhateiros para acolher famílias, amigos e wine lovers em experiências reais de vindimas e/ou pisa, mas também de visita e provas de vinhos.

Não faltarão os grandes concertos, de entrada gratuita, com vozes nacionais, talentos de Viseu e espetáculos que celebram a identidade e o “folk”. “Também no plano cultura, a Festa das Vindimas de Viseu dá cartas”, acrescenta Jorge Sobrado, que destaca algumas das propostas, como os concertos de Ana Bacalhau e de Moullinex, o espetáculo “Ora vem comigo”, de Ana Bento, Sónia Barbosa e Ricardo Machado, e o fado de Mara Pedro. O cartaz conta ainda com um concerto na Sé de Viseu da Orquestra Filarmónica Portuguesa.

As artes e ofícios da região conquistam o seu lugar de destaque no programa do Mercado. As rendas de bilros de Farminhão, o linho de Várzea de Calde, o barro, os cestos ou a tanoaria ganham vida pelas mãos de artesãos locais, que presentearão os visitantes com trabalho ao vivo e diversas oficinas. Também no Mercado, os petizes terão um espaço à sua medida, com atividades em permanência, assim como algumas oficinas criativas.

“Ao cabo de cinco anos, fica provado que esta estratégia de valorização da identidade vinhateira de Viseu foi uma aposta correta, com repercussão evidente no crescimento turístico da cidade e da região”, conclui Almeida Henriques.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.