CVR Dão recebe acreditação internacional para a análise sensorial

Agosto 13, 2019 | Economia

A Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão) foi reconhecida, pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) na sua competência técnica para os ensaios de Análise Sensorial. Este reconhecimento conferiu a sua mais recente acreditação a nível europeu e mundial.

A Câmara de Provadores vê assim reconhecida por uma norma internacional a competência para efetuar a análise sensorial dos produtos vitivinícolas com vista à atribuição da DOP (denominação de origem protegida) ou IGP (indicação geográfica protegida) da área geográfica das Terras do Dão ou outros produtos vitivinícolas submetidos à Câmara de Provadores, com base na análise descritiva quantitativa.

O processo de certificação envolve, além de outros aspetos, a avaliação do produto quer em termos de análises físico-químicas, quer em termos de Análise Sensorial. Os ensaios necessários à apreciação dos produtos vitivinícolas das DOP e IGP sob controlo da CVR do Dão são executados no seu Laboratório de Ensaios Físico-Químicos e Sensoriais (Câmara de Provadores).

Este reconhecimento vem dar ênfase a todo um processo de aptidão da Bolsa de Provadores Qualificados, que trabalha com rigor técnico, garantindo ainda a imparcialidade e a confidencialidade do processo.

De referir ainda que a Comissão Vitivinícola Regional do Dão é, desde Agosto de 2013, acreditada segundo a NP EN 45011 e desde Setembro de 2015 de acordo com a NP EN ISO/IEC 17065 como Organismo de Certificação dos produtos vitivinícolas com direito às Denominações de Origem (DO) “Dão”, DO “Lafões” e Indicação Geográfica (IG) “Terras do Dão”, nos termos previstos na legislação que as criou e regulamenta.