Castanha de Sernancelhe é determinante para a economia do país

Outubro 28, 2014 | Economia

O secretário de Estado da Agricultura, José Albuquerque, abre oficialmente, no dia 31 de outubro, pelas 18:00 horas, no Expo Salão, a edição 2014 da Festa da Castanha de Sernancelhe, o certame do género com maior longevidade na região. Durante três dias, o concelho justifica o porquê de ser a “Terra da Castanha”, associando no mesmo acontecimento a tradição, a cultura, a etnografia, a gastronomia, o desporto de natureza e ações técnicas de valorização da castanha, sem nunca esquecer a valorização económica do fruto castanha, um produto determinante para a economia local e regional mas cada vez mais para o País.

A edição deste ano da Festa da Castanha, organizada pelo Município de Sernancelhe, mantém a capacidade de dinamizar as freguesias, os produtores, as empresas, os grupos de animação locais para uma grande manifestação de autenticidade de um concelho que, ao longo de décadas, acreditou sempre que, com valorização, divulgação e profissionalismo do setor, a castanha poderia ser um produto de excelência.

Grande dinamizadora do tecido empresarial local, a castanha conseguiu, em poucos anos, passar de produto subvalorizado para um dos mais procurados no mercado, atingindo preços elevados e muito compensadores para os agricultores.

Foi responsável igualmente pela visibilidade que Sernancelhe e a região tiveram, permitindo que a castanha e as magníficas paisagens de soutos das encostas de Sernancelhe fossem aceites como inigualáveis para a prática de desportos de natureza, como o BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro, já na sétima edição, e que este ano conta com mais de meio milhar de inscritos. Ou os já obrigatórios passeios pedestres pela Seara, a maior mancha de castanheiros da variedade martainha do nosso País.

Em 2010, a aposta do Município de Sernancelhe na castanha ganhou um impulso assinalável fruto da celebração do protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), trazendo os técnicos ao terreno, dando apoio aos agricultores no tratamento dos soutos, na análise dos solos, na criação de campos de ensaio e, mais importante, na procura de novas soluções que combatam as doenças dos soutos e, ao mesmo tempo, permitam aumentar a produção. Este ano, a UTAD terá um gabinete na Festa da Castanha para dar apoio e informações aos produtores de castanha durante todo o evento.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.