Câmara de Viseu apoia produtores de gado

Setembro 27, 2015 | Economia

A Câmara Municipal de Viseu e a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA) celebraram um protocolo de cooperação tendo em vista “fomentar a criação de gado no concelho de Viseu e o apoio directo aos produtores”. O apoio do Município materializa-se na atribuição monetária de 4,50 euros por cada bovino, e de 1,50 euros por cada ovino e caprino. No total serão disponibilizados 11.200 euros, montante que será aplicado na sanidade dos animais.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu em dia de Feira Franca do Gado no Parque de Rio de Loba, o presidente da ACGBA, António Lopes, desafiou outros municípios vizinhos da área de influência desta Associação, a seguirem o exemplo da Câmara de Viseu, numa altura em que o sector da pecuária começa, também nesta região, a recuperar da crise em que esteve mergulhado até 2012. “De sete mil animais comercializados nesse ano, passamos para 7.290 em 2014, e já em 2015, até finais de Agosto, foram comercializados 5.290”, sublinhou o dirigente.

O apoio do Município de Viseu ao sector, que cumpre uma das promessas eleitorais do actual executivo, insere-se no programa “VISEU RURAL”, adotado em fevereiro passado. “O desenvolvimento rural é hoje também uma das nossas grandes prioridades, conscientes de que a agricultura é fundamental para o desenvolvimento futuro deste concelho”, justificou o presidente da Autarquia, Almeida Henriques, que se manifestou disponível para “aumentar” o valor do actual protocolo, “desde que haja mais cabeças de gado para apoiar”.

O fomento à criação de gado no concelho será ainda traduzido num conjunto de serviços de assistência aos produtores, através da ACGBA e do Gabinete de Apoio ao Agricultor de Viseu, instalado no Mercado Municipal.

Na mesma cerimónia, Câmara e ACGBA decidiram, por mútua vontade, integrar, já a partir do próximo ano, a Feira Anual de Gado de Viseu, no programa oficial da Feira de São Mateus, no fim de semana que coincide com a realização do Grande Prémio de Hipismo no vizinho Centro Hípico.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.