Câmara de Tondela quer Comércio Tradicional mais animado

Dezembro 10, 2012 | Economia

A abertura à hora do almoço e aos sábados à tarde, a instalação de um «mercadinho de rua», animação cultural, e criação de uma rede de descontos entre os 54 estabelecimentos aderentes, são algumas das linhas estratégicas do plano de animação do comércio tradicional de Tondela para a presente quadra natalícia, lançado pela Câmara Municipal, em parceria com várias entidades e associações.

Pedro Adão, vereador da Câmara Municipal de Tondela, destaca nesta “nova dinâmica” de animação do comércio tradicional, sobretudo porque se trata de uma primeira experiência, o “número considerável” de comerciantes que aderiram à emissão de um talão que permite aos seus clientes beneficiarem de um desconto no estabelecimento do lado, e assim sucessivamente.

“Só com novas dinâmicas e criatividade, que não se compadecem com práticas mantidas ao longo dos tempos, será possível ao comércio tradicional combater as dificuldades que hoje afectam um sector particularmente atingido pela crise”, justifica Pedro Adão. O vereador dá como exemplo o curso de vitrinismo frequentado por cerca de três dezenas de comerciantes e/ou colaboradores, promovido pela Autarquia em colaboração com a Adices, que considera “essencial para a decoração das montras”.

Enquanto a animação cultural continua a contar com a habitual colaboração da Acert, que vai aproveitar antigos espaços da cidade para algumas das actividades a desenvolver ao longo da quadra natalícia, o «mercadinho de rua» cumpre, a 22 de Dezembro, a primeira edição de um certame que a Câmara Municipal, no âmbito do “Plano de Reestruturação do Comércio de Tondela”, vai promover aos sábados nas principais ruas da cidade. O objectivo, concretiza Pedro Adão, “é disponibilizar aos produtores mais uma alternativa para escoarem directamente os seus produtos e, ao mesmo tempo, mostrar aos jovens que esta pode ser uma solução para a criação do seu posto de trabalho”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.