ADIV celebra 20 anos de existência

Novembro 4, 2015 | Economia

A ADIV – Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu – localizada no Campus Politécnico, comemora durante o ano em curso de 2015 o seu 20º aniversário. Esta associação surgiu em finais de 1995, mais concretamente em 6 de novembro (data da sua constituição legal), tendo como sócios fundadores o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e as suas escolas integradas: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) e Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV).

Sem fins lucrativos, a ADIV é uma associação que tem por objetivo o exercício da atividade de investigação e desenvolvimento em todos os domínios de interesse do IPV e das suas escolas integradas e visa constituir-se como estrutura de interface entre o Politécnico de Viseu e a realidade socioeconómica envolvente. Reparte a sua atividade pelos domínios da formação profissional; organização de colóquios, seminários e congressos; realização de estudos e projectos; publicação de trabalhos científicose, mais recentemente, na área do empreendedorismo.

Ao longo destes anos, a atividade da formação profissional teve um relevo significativo na ADIV, tendo sido acreditada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) em maio de 1999, nos domínios da conceção, organização, promoção e desenvolvimento e execução, e transitado para a certificação em maio de 2014, nas áreas de educação e formação, formação de professores e formadores de áreas tecnológicas, contabilidade e fiscalidade, construção civil e engenharia civil, e segurança e higiene no trabalho, bem como, mais recentemente, nas áreas do comércio e gestão e administração.

Embora a atividade formativa seja a vertente mais conhecida da ADIV, não menos importante é a área da prestação de serviços ao exterior, onde a instituição viseense conta já com um Know-how significativo, nomeadamente na realização de estudos e projetos na área das engenharias, gestão e saúde. O empreendedorismo é o seu projeto mais recente, encontrando-se neste momento a dinamizar a “Incubadora de Empresas” do IPV/ADIV e representando o Politécnico de Viseu na Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão-Lafões, como agente de suporte.

O conhecimento, a partilha de informação, a colaboração, as parcerias e a cooperação permitiram transformar dificuldades em oportunidades, que conduziram a um desenvolvimento sustentado da atividade da ADIV durante este período. No decorrer destes 20 anos foram sendo estabelecidas várias parcerias, quer com entidades púbicas, quer com empresas e outros organismos. A honestidade e rigor, aliados a uma estratégia win-win, permitiram acrescentar valor a todos quantos colaboram com a associação.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.