Viseu ganha sede de Autoridade Nacional para combate à Violência no Desporto

Dezembro 6, 2018 | Desporto

Viseu foi a cidade escolhida pelo Governo para acolher o novo organismo de prevenção e combate à violência no desporto. Trata-se da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, que numa fase inicial será instalada na incubadora de base científica e tecnológica Vissaium XII, enquanto não estão concluídas as obras no edifício do Centro Histórico que acolherá a sede deste novo órgão.

O Município de Viseu disponibilizou-se desde a primeira hora para acolher a nova entidade criada pelo Governo no âmbito do processo de descentralização de serviços para o interior do país, criando todas as condições para que esta decisão se concretizasse. “Fica demonstrado que quando há cooperação entre a administração central e a administração local, os resultados aparecem”, refere o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Ainda segundo o autarca, a instalação deste organismo é “mais um sinal da importância que Viseu começa a ter no panorama nacional” em diversos domínios. A entrada em funcionamento está prevista para o início do próximo ano.

O oficial da PSP Rodrigo Cavaleiro foi nomeado presidente da Autoridade, que terá em Viseu uma equipa de cerca de 20 funcionários, que serão contratados através da abertura de um concurso interno na Administração Pública.

Fiscalizar o cumprimento e punir as infrações, tratar dos processos contraordenacionais e promover atividades que criem um contexto desportivo assente em elevados princípios e valores éticos, são algumas das tarefas deste novo organismo. Competências que até agora estavam cometidas e tratadas pelo IPDJ – Instituto Português da Juventude e Desporto, organismo que recebia os autos levantados pelas autoridades policiais.

 

© 2019 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.