Viseu à espera de mais de 10 mil na Meia Maratona do Dão

Agosto 31, 2019 | Desporto

A edição 2019 da etapa TVI Running Wonders Viseu – Meia Maratona do Dão, marcada para o dia 22 de Setembro, vai  contar com as presenças dos campeões olímpicos Carlos Lopes e Aurora Cunha, na qualidade de «padrinhos» da também designada «Corrida da Emoção para a Cidade Jardim». E também com as prestações de alguns dos melhores atletas nacionais. São esperados, a exemplo do que já aconteceu o ano passado, mais de 10 mil participantes.

Co-organizada pela Câmara Municipal de Viseu e pela GlobalSport, a Meia Maratona do Dão continua a ser marcada por uma componente solidária. Este ano, 50 por cento das receitas provenientes da Caminhada vão reverter a favor da Surdisol, uma Instituição de apoio a surdos da região de Viseu. Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, destaca a importância o significado deste apoio a “uma associação que acolhe e acompanha os jovens até ao 12.º ano de escolaridade”.

Desde a primeira edição, realizada há seis anos, que a Meia Maratona do Dão é assumida como um dos maiores eventos integrados nas Festa das Vindimas do Dão organizada pela VISEU MARCA. Paulo Costa, responsável pela GlobalSport, faz questão de sublinhar que esta “é a segunda maior etapa” do circuito «TVI Running Wonders». E também a que regista o “maior envolvimento” entre as que se realizam no país. Uma evolução para a qual muito tem contribuído o aumento, na região de Viseu, dos grupos de corrida que «nasceram» a partir da primeira edição. “Iniciámos com um, e agora já são quatro”, sublinha.

Considerada pela organização como “uma das mais emblemáticas e participadas do país”, a Meia Maratona do Dão, para além de “encher a cidade com muita animação, cultural vínica e gastronómica”, ficará também marcada na véspera (21 de setembro) da sua realização, por várias actividades paralelas destinadas a miúdos e graúdos. O Solar do Vinho do Dão volta a receber o secretariado, a RunKids, a Feira da Saúde e a Feira dos Patrocinadores.

Com mais de 70 mil participantes no país, o TVI Running Wonders assume-se, cada vez mais, segundo a GlobalSport, “como o maior circuito de corrida em Portugal, encontrando em Viseu uma das mais dinâmicas, participadas e apaixonantes etapas, com uma cartaz (integrado na Festa das Vindimas) que proporciona uma experiência inesquecível”.