Motorfestival do caramulo assinala construção do primeiro “UMM” em Portugal

Setembro 5, 2012 | Desporto

O «Motorfestival» do Caramulo, a decorrer nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, terá este ano mais um forte motivo para atrair também ainda mais apaixonados dos clássicos àquele que é considerado como um dos maiores eventos do género em Portugal: a comemoração dos 35 anos da «UMM» (União Metalo-Mecânica), uma marca que, para muitos, continua a constituir uma paixão, um hobby, ou mesmo loucura ou mania.

Fundada em 1977 com o objectivo de fabricar jipes 4×4 para a agricultura, comércio e serviços, a UMM produziu o seu primeiro modelo em 1978. Em 1986 lançou o «Alter» e, em 2000, depois de ter projectado um novo modelo, as dificuldades financeiras impediram a empresa metalúrgica de proceder ao seu lançamento. ara comemorar os 35 anos da marca portuguesa, a organização do «Motorfestival» do Caramulo, decidiu agendar um passeio para o ultimo dia do evento (9 de Setembro), com inicio em Tondela e  chegada ao Caramulo onde  os carros ficarão em exposição.

A subida da rampa do Caramulo será feita na tarde do mesmo dia,  juntamente com  com as restantes viaturas participantes no evento. O passeio pela serra será em versão “ligth”, para permitir que os carros cheguem todos “bonitos”para serem vistos e apreciados pelos visitantes da exposição.

Na edição de 2011 do «Motorfestival”, que registou uma afluência de mais de 30 mil pessoas ao longo dos três dias do evento, 712 automóveis ,motociclos,e velocípedes clássicos foram inscritos nas diversas actividades e concentrações.

O Caramulo Motorfestival, organizado pelo Museu do Caramulo, é um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição com um conjunto de acções lúdicas e turísticas, como sejam a Rampa do Caramulo (Campeonato de Portugal de Montanha), a Rampa Histórica do Caramulo, o Rally Histórico Luso-Caramulo, o Passeio Histórico Viseu-Caramulo, a colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobília do Caramulo, concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes), actividades lúdicas Outdoor, parques infantis insufláveis, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outras.

Através desta imensa variedade, o Caramulo Motorfestival assume-se como um evento orientado não só para os verdadeiros aficionados dos automóveis e motociclos, mas também para todo o público em geral, em especial para as famílias que, assim, podem desfrutar de um fim-se-semana inesquecível na Serra do Caramulo.

A Comissão de Honra é constituída por Carlos Marta,  presidente da Câmara Municipal de Tondela; Margarida Lacerda Gouveia, presidente do Museu do Caramulo e ex-piloto;  Nicha Cabral, primeiro piloto de Fórmula 1 Português;  Armindo Araújo, bi-campeão mundial de Rallies; e Rui Madeira, ex-campeão do Mundial de Rallies, Grupo N.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.