Jogos Desportivos de Tondela: 21 anos depois, a mesma motivação de sempre

Abril 29, 2019 | Desporto

Num cenário envolvente e motivador para uma necessária mobilização das coletividades associativas e desportivas do concelho, foram apresentados no pavilhão desportivo de Campo de Besteiros, os 21ºs Jogos Desportivos do Concelho de Tondela (JDCT). Abertos a todo o movimento associativo concelhio, que poderá inscrever-se em 19 modalidades previstas, os Jogos de 2019 têm a cerimónia de abertura marcada para o dia 4 de maio e o encerramento para 7 de julho.

Numa já tradicional prática de descentralização das cerimónias de apresentação dos Jogos Desportivos de Tondela, coube este ano ao presidente da direcção do Besteiros Futebol Clube, Alfredo Leitão, dar as boas-vindas à organização. O mesmo é dizer-se ao Município, que continua a disponibilizar os meios para que todos os agentes envolvidos possam fazer um trabalho de “tão elevada importância para a formação do atleta, do cidadão”, e ao movimento associativo que, 21 anos depois, continua a aderir, com a mesma motivação de sempre, àquele que é considerado também como o evento desportivo mais mobilizador do concelho.

José António Jesus, presidente da Câmara Municipal, sublinhou, mais uma vez, a “enorme dedicação” e empenho dos directores e demais colaboradores associativos que, com a sua entrega plena, têm sido o garante da mobilização e formação que os Jogos Desportivos têm proporcionado aos milhares de crianças e jovens do concelho de Tondela, ao longo duas décadas.

O autarca não poupou elogios a essa entrega permanente, mas relevou também o “apoio fundamental” das Associações Coordenadoras de Modalidade.

O presidente da Câmara Municipal de Tondela não tem dúvidas que os Jogos Desportivos, “terão sido fundamentais para a sustentabilidade do associativismo e para o crescimento de uma cultura desportiva que tem contribuído para o desenvolvimento e afirmação do concelho”. E concluiu mesmo que a prática desportiva tem sido “fator preponderante na transmissão dos valores do desporto e, nesse sentido, como contributo fundamental para a formação integral das crianças e dos jovens”

Depois de uma breve referência aos valores do desporto e à sua repercussão ao longo das edições dos Jogos Desportivos do Concelho, sintetizada em algumas imagens históricas apresentadas por Carlos Henriques – Divisão de Desporto – foi a vez de Joaquim Escada, da Associação de Andebol de Viseu, e de Sérgio Aguiar, do Clube de Orientação de Viseu, fazerem uma retrospetiva histórica do projeto que, ambos, vivenciaram desde a 1.ª edição realizada em 1999.

Luís Castainça, técnico da Cooperativa Vários -Tondela juntou-se, com uma intervenção alusiva aos valores da inclusão, que sempre estiveram presentes nas duas dezenas de edições dos JDCT.

Após a apresentação dos regulamentos (geral e específicos), sustentada nas alterações aprovadas para esta 21.ª edição, pela Fátima Quadros – gabinete de desporto da CMT – o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Campo de Besteiros predispôs os participantes para um salutar momento de convívio, sustentado em belas cantigas do seu repertório musical, tendo sido complementado com um saboroso ‘manjar besteirense’ facultado pelo clube anfitrião.