Gala dos 50 anos projectou futuro de «Os Ribeirinhos»

Maio 12, 2016 | Desporto

Fundado em 25 de Abril de 1966, na zona da antiga estação dos caminhos de ferro, reconhecido como Instituição de Utilidade Pública em 11 de Setembro de 1999, e agraciado o mês passado com a Medalha da Federação pelos serviços prestados à modalidade, o Grupo Desportivo «Os Ribeirinhos», que desde sempre se dedicou à formação e prática do atletismo, assinalou meio século de existência. José Manuel Pereira, actual presidente da direcção, está convicto que o Clube, actualmente com cerca de uma centena de atletas, vai continuar a projectar o atletismo regional, não apenas nas provas de estrada e corta-mato, mas também nas provas de «trail running», agora na moda.

As comemorações, que juntaram antigos e actuais praticantes e dirigentes, tiveram como pontos altos a Gala que se realizou no Solar dos Peixotos, e o lançamento do livro GD «Os Ribeirinhos», de autoria de Olímpio Coelho, o mais carismático dos presidentes da colectividade viseense. Uma obra que recorda momentos áureos da colectividade, como a organização e realização ininterrupta de 33 edições da popular Meia Maratona Internacional de Viseu, a criação da «Escolinha de Atletismo» dirigida pela também antiga atleta Fátima Neves, e o apuramento em Rio Maior de Rui Dias – o primeiro e até agora único campeão nacional nado e criado no Clube -, para o Campeonato do Mundo disputado na Polónia, então com 17 anos.

Numa jornada que serviu também para debater o momento actual e o futuro do atletismo regional e nacional, a Gala/Seminário dos 50 anos do GD «Os Ribeirinhos» contou com as presenças do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, do presidente da Associação de Atletismo de Viseu, Vasco Chaves, e do presidente da Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, entre outras individualidades. Que se associaram, com a entrega do «Troféu Viriato», à homenagem prestada a atletas e dirigentes que mais se destacaram ao serviço da colectividade, sem esquecerem, com um minuto de silêncio, os já falecidos.

Numa intervenção aguardada com expectativa pelos presentes, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo reconheceu a “falta de condições no interior do país” para a prática do atletismo, devido, sobretudo à escassez de pistas. “A única no distrito de Viseu é a pista do Fontelo, e as poucas que existem no interior carecem de equipamentos para algumas provas de especialidade”, alertou o responsável.

Aproveitando o momento vivido em Viseu, Jorge Vieira lançou um repto aos responsáveis autárquicos e associativos: a colaboração e envolvimento na realização de uma prova nacional projectada para o Fontelo pelo organismo federativo, “que depende do apetrechamento desta pista para todas as disciplinas”, concluiu o responsável, que deu ainda conta da existência de um projecto para promover o desenvolvimento do atletismo neste distrito.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.