«Ética no Desporto» carimba meia maratona de Tondela

Fevereiro 18, 2020 | Desporto

A Câmara Municipal de Tondela, em parceria com a Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, está a preparar a quarta edição da Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão / A Corrida da Natureza, que chega este ano repleta de novidades. E que, pelas suas características e mensagens, acaba de ganhar o estatuto de evento nacional que promove a «Ética no Desporto». A bandeira já será levantada no dia da Corrida.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, sublinhou que este não é apenas um projeto desportivo. “Já ganhou uma dimensão social, de promoção turística e desenvolvimento local, assumindo-se como um dos principais projetos âncora que estamos a desenvolver. É um projeto que se renova ano após ano”, acrescentou.

A 4ª Meia Maratona de Tondela terá lugar no mês de maio, este ano com a grande novidade de ocorrer ao longo de dois dias: 02 e 03 de maio, em virtude do crescimento que o evento vem registando. A três meses da realização deste grande evento, já estão contabilizadas mais de mil inscrições de participantes, de mais de 10 nacionalidades diferentes.

“Contamos ultrapassar a barreira dos 3 mil participantes em 2020. A nossa expetativa é ultrapassar todos os recordes das últimas edições”, revelou o chefe de gabinete da Câmara Municipal de Tondela, Pedro Tavares, Para a meia maratona de 21 quilómetros, estão já inscritos atletas de renome nacional, nomeadamente Carla Martinho, Catarina Ribeiro, Bruno Paixão ou Hermano Ferreira,

terá também lugar uma caminhada de cerca de dez quilómetros, com um percurso totalmente renovado, que procura mostrar algumas belezas paisagísticas da região.
Para além de passar em algumas vinhas, como a Quinta de Cabriz, um dos maiores produtores vinícolas da região, que é parceiro do evento e oferecerá a todos os inscritos uma garrafa de um dos seus melhores vinhos, a caminhada terá também uma passagem pelo do Estádio João Cardoso, fruto da parceria com o CDT, a permitir que todos os inscritos usufruam de entrada gratuita em dois jogos do Tondela, em data a designar.

Entre as novidades deste ano, destaque também para a introdução da I Corrida Juvenil Cidade de Tondela, a 2 de Maio com início às 16,30 horas, dedicada a crianças entre os 6 aos 15 anos. As inscrições são gratuitas para os cinco escalões em prova, que vão dos 300 metros para os mais pequenos, aos 2 quilómetros para adolescentes.

Ao todo estarão envolvidos mais de 200 voluntários ao longo dos dois dias do evento, que voltou a eleger Aurora Cunha como a madrinha.

Realce também para o facto de, este ano, a prova ser ainda mais amiga do ambiente, com a campanha “Recicla para Correr”, em que cinco litros de óleo alimentar usado vale uma inscrição gratuita. A organização quer também reduzir ao máximo a utilização do plástico, utilizando copos de papel reciclado em todos os reforços das provas. Também a t-shirt oficial da prova foi concebida tendo em conta uma enorme preocupação ambiental, sendo as tintas utilizadas amigas do ambiente.

A prova tem ainda a particularidade de se realizar num dia muito especial: o Dia da Mãe. Assim, todas as mães que participarem na prova serão presenteadas com um bombom de laranja de Besteiros, produzido pela Escola Profissional de Tondela.