2.500 atletas esperados na 3.ª Meia Maratona de Tondela

Março 8, 2019 | Desporto

A Associação de Educação Física e Desporto de Tondela (AEFDT) está a preparar, em parceria com o Município de Tondela, a terceira edição da Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão / A Corrida da Natureza, que terá lugar a 05 de maio. O evento já foi apresentado no Mercado Velho de Tondela, na presença da rainha da prova, Aurora Cunha.

Para além da meia maratona de 21 quilómetros, terá ainda lugar uma meia maratona em estafetas de dois atletas, uma mini-maratona de 11 quilómetros e uma caminhada de oito quilómetros. “Este é um projeto ambicioso, que vem crescendo de edição para edição e que este ano conta atingir as 2.500 inscrições”, vaticinou Pedro Tavares.

Queremos que o atleta, ao deslocar se a Tondela, se sinta atraído pela forma como foi recebido e que tenha vontade de voltar a esta região de bem-estar”, acrescentou o diector da prova durante a apresentação do evento.

A III edição da Meia Maratona de Tondela tem um forte cariz solidário, em favor da Cooperativa de Solidariedade Social Vários CRL, para além da preocupação ambiental. Fruto de uma parceria com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, Ecopilhas e Sociedade Ponto Verde, irá decorrer uma campanha de recolha de pilhas utilizadas e que terá como slogan: Recicla para Correr.

Inédita neste tipo de eventos, a campanha possibilitará aos atletas, através da entrega de uma embalagem “Pilhão” cheia de pilhas utilizadas, receber em troca uma inscrição gratuita numa das quatro modalidades da prova. O produto final desta recolha reverterá também a favor da instituição Vários.

Entre as novidades deste ano estão ainda o facto deste evento ter entrado para o restrito grupo de corridas certificadas internacionalmente, pela Associação Europeia de Atletismo. É também a única no país que utiliza, em simultâneo, a ecopista do Dão e a mítica EN 2. O valor total dos prémios chega aos 3.500 euros, sendo que haverá medalhas «made in Tondela». Todas elas resultado de um trabalho dos oleiros de Molelos.

A apresentação deste evento contou com a presença de Aurora Cunha, que sublinhou a responsabilidade de ser rainha de uma prova, com uma forte componente solidária e ambiental.

Já o presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, Mário Loureiro, aproveitou a ocasião para enfatizar que “uma prova com esta criatividade, qualidade e sensibilidade só pode ter sucesso”.

A fechar a apresentação da terceira edição da Meia Maratona de Tondela – Ecopista do Dão / A Corrida da Natureza, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Tondela, Pedro Adão, aludiu ao facto desta prova servir também para valorizar os produtos locais. Nomeadamente o cabrito, as papas de carolos ou a torta de laranja de Besteiros.

© 2019 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.