Xandrinha do Mercado deu as boas vindas a «Escultórias» em Tondela

Outubro 6, 2020 | Cultura

É um projecto que vai continuar a materializar-se à medida dos espaços disponíveis. Mas a primeira das várias esculturas que o Município vai instalar nas principais entradas da cidade e no centro histórico – esta a perpetuar a figura da «Xandrinha do Mercado» -, já é visível, precisamente, junto ao Mercado Velho. Esculpida em aço, ultrapassa os dois metros de altura, conta as histórias vividas no emblemático mercado, bem como do comércio naquela zona da cidade. E enaltece, de forma simbólica, o papel da mulher na vida de Tondela.

O projecto «Escultórias – Tondela, Cidade de Ideias», promovido pela Câmara Municipal, foi concebido e produzido pela ACERT. Mobilizou um conjunto de criadores cénicos, escultores, arquitectos e construtores, que concretizaram “vários dos momentos marcantes que, no futuro, nos irão lembrar o que estamos a viver no presente”, explicou o presidente da Autarquia, José António de Jesus, na apresentação e lançamento do projecto, aludindo desta forma à crise sanitária que afecta todo o mundo.

Pretendemos, com estas esculturas com história, “deixar uma marca perene no concelho de Tondela, com estátuas que recordem o momento atípico que se atravessa e que, pela primeira vez, não permitiu que a FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela, tivesse lugar”, sublinhou o autarca.

Cada espaço terá uma história para contar. Os personagens ou motivos plásticos retratados nas escultórias, têm memórias reais ou imaginários interpretativos que dialogam com quem por eles passa e se detém. As suas narrativas podem ser aumentadas virtualmente quando o visitante para elas aponta o telemóvel. Com um simples gesto, passam a ter vida pela mão de actores e actrizes que os representam numa conversa amistosa com o interlocutor.

O primeiro elemento escultórico, já inaugurado, situa-se na Avenida Dr. António José de Almeida, onde foi colocada a Xandrinha do Mercado. Segundo o município, este é o primeiro elemento escultórico colocado na cidade e que faz parte deste projecto a desenvolver nos próximos anos, com elementos que serão construídos no edifício de Artes Criativas de Tondela, e sempre a prestar um tributo ao homem, à mulher, e à criança, que vão pontificar, entre outros espaços, nas entradas do IP3 a sul e norte de Tondela. “Serão contadas histórias em diferentes artérias da cidade, que pretendem lembrar ou dar a conhecer a identidade de um concelho, alicerçado na indústria, no comércio, na cultura, no património, no turismo, na cidadania, em suma, no território.”

Para José Rui, da ACERT, este é um projecto “inovador e único no país”. Que fará com que Tondela passe também a ser conhecida pelas suas esculturas. Esculturas que contam histórias. Daí a designação «Escultórias – Tondela, Cidade de Ideias»”, explicou o encenador de Tondela.

A cerimónia de apresentação e lançamento do «Escultórias» contou com a presença da directora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, que destacou “o arrojo deste projecto e a capacidade criativa deste território”.