«Volkswagen: 80 anos» e «bicicletas com história» no Caramulo

Fevereiro 16, 2018 | Cultura

O Museu do Caramulo tem patente as exposições temporárias «Volkswagen: 80 Anos ao Serviço do Povo»» e «Bicicletas com História». “Não queríamos deixar de assinalar os oitenta anos da Volkswagen, com uma mostra dos modelos mais emblemáticos da marca. E, ao mesmo tempo, em «Bicicletas com História», abordar a história do que é considerado, actualmente, o meio de transporte mais utilizado do mundo: a bicicleta”, justifica o director do Museu,Tiago Patrício Gouveia.

O termo “Volkswagen” surgiu em 1924, pelo engenheiro alemão Josef Ganz, que lutava para modernizar a indústria automobilística alemã. Em 1933, durante a visita ao Salão Internacional do Automóvel de Berlim, Adolf Hitler viu no projecto “Volkswagen” uma forma eficiente de propaganda Nazi e encarregou Ferdinand Porsche de desenvolver o modelo que ficaria conhecido na Alemanha como “Käfer”, em Portugal como “Carocha” e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha como “Beetle”.

A exposição “Volkswagen: 80 anos ao serviço do povo” conta com cinco modelos emblemáticos da Volkswagen, incluindo o raríssimo Kübelwagen, o veículo mais antigo da marca, em Portugal.

A exposição “Bicicletas com História” consiste numa mostra representativa da evolução da bicicleta ao longo dos anos. Inicia-se com dois modelos tipo “Michaux” de 1869, seguidos das tradicionais “Bone Shakers”, triciclos, até às bicicletas actuais.

As duas exposições, que estarão patentes de 3 de Fevereiro até 31 de Maio no Museu do Caramulo, contam com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, do Jornal dos Clássicos, do Motor24, do VW Ar Clube de Portugal e do Banco BPI.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.