«Rota do Milho» na Rota do Turismo Cultural em Várzea de Calde

Setembro 14, 2020 | Cultura

O Museu Municipal do Linho de Várzea de Calde, em Viseu, acaba de lanar uma nova proposta de experiência de turismo cultural em espaço natural: a “Rota do Milho”. A experiência associa a história dos antigos trabalhos rurais ligados a este cereal, o património local de eiras, canastros e moinhos de água e os recursos naturais da ribeira da Várzea, ao longo de três quilómetros. O projeto irá consolidar-se como oferta frequente no museu.”

As visitas começam com uma visita ao Museu Municipal do Linho de Várzea de Calde e terminam com uma demonstração da produção e cozedura de bolas tradicionais. Além do museu, a comunidade da aldeia de Várzea de Calde é a protagonista deste projeto, participando ativamente das visitas, representações e experimentações que são proporcionadas aos visitantes.

Para o Vereador da Cultura e Património de Viseu, Jorge Sobrado, “estas experiências são uma porta-aberta muito convidativa para as tradições culturais ancestrais, mas também um apelo a uma redescoberta da envolvente natural da aldeia de Várzea de Calde.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.