Rede Cultural Viseu Dão Lafões com 37 eventos em 2019

Fevereiro 6, 2019 | Cultura

Em 2017 e 2018 foram mais de 80 os espectáculos que a Rede Cultural Viseu Dão Lafões levou aos 14 municípios que integram este território. Para 2019, o último ano de vigência do projecto lançado há cinco anos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, está programada a circulação de mais 37 eventos. O primeiro, o espectáculo de teatro «O Presente de César», do Teatro Viriato, aconteceu em Penalva do Castelo. Com o Hotel de Charme Casa da Ínsua a servir de cenário, o espectáculo teve lotação esgotada, pese o facto de este ser um concelho de baixa densidade”, sublinha o presidente do Município, Francisco Carvalho.

Apresentada naquela unidade hoteleira do grupo Visabeira, a programação da Rede Cultural Viseu Dão Lafões para 2019, cofinanciada pelo Programa Operacional Centro 2020, contém propostas das cinco entidades culturais profissionais da região (ACERT, Binaural/Nodar, Cine Clube de Viseu, Teatro Regional da Serra de Montemuro e Teatro Viriato), que vão deste o «Presente de César», temperado com um jantar com sobremesa de bacalhau com sabor a ficção, passando por uma imersão sonora nas termas, até às composições musicais associadas a filmes icónicos projectados pelo Cine Clube de Viseu.

“Levar a cultura, enquanto factor importante de coesão territorial aos 14 municípios que integram a região Viseu Dão Lafões”, continua a ser, segundo o secretario executivo da CIM, Nuno Martinho, o grande objectivo do projecto. Para o responsável, pretende-se, através das propostas artísticas programadas, “valorizar os recursos patrimoniais da região, promover o envolvimento das comunidades locais e, ao mesmo tempo, garantir a complementaridade e a diversidade de programação, em termos de disciplinas artísticas e respectivas áreas geográficas de origem”

A maioria dos espectáculos vai decorrer em espaços patrimoniais, de que é exemplo o Hotel de Charme Casa da Ínsua. Uma forma de “dinamizar o património cultural e natural, os seus bens e recursos”, sendo que grande parte das criações são originalmente pensadas para acontecer e ocupar esses mesmos espaços patrimoniais. Todos os eventos são de acesso gratuito.

Nuno Martinho aproveitou para anunciar que a CIM Viseu Dão Lafões tem já reservados 900 mil euros para o projecto intermunicipal «Cultura Para Todos», dirigido a grupos excluídos ou desfavorecidos. Esta uma intervenção financiada pelo FEDER.

«O PRESENTE DE CÉSAR»

Da responsabilidade do Teatro Viriato, o espectáculo de teatro «O Presente de César» vai percorrer os concelhos de Aguiar da Beira, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela e Viseu, num total de 17 apresentações.

CINEMA AO AR LIVRE, DOCUMENTÁRIOS

E CINE CONCERTOS FORA DE PORTAS

Pelo terceiro ano consecutivo, o Cine Clube de Viseu vai projectar filmes ao ar livre, nos municípios de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Sátão e Vila Nova de Paiva. Para além de promover também, em forma de documentário, o património imaterial nos concelhos de Carregal do Sal, Nelas, Sátão e Tondela. Já os cine concertos fora de portas passarão por Aguiar da Beira, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela e Vila Nova de Paiva.

PONTES PERENES EM ÁGUAS TEMPORÁRIAS

E IMERSÃO SONORA TERMAL

A Binaural/Nodar, através de um projecto etnográfico musical, vai levar a história de pontes da região ao concelho de Vouzela, com a participação de músicos e ranchos folclóricos da comunidade. Dará também ênfase, com o projecto «Imersão Sonora Termal», à riqueza e diversidade das estâncias termais em São Pedro do Sul, Castro Daire e Nelas.

HISTÓRIAS QUE DÃO PARA VER

Um espectáculo da responsabilidade do Teatro da Serra de Montemuro, que fala de igualdade e envolve a participação de 14 mulheres, que será levado à cena em itinerância pelos concelho da região. Na construção deste espectáculo estão duas atrizes residentes na ACERT de Tondela.