Quatro estreias na nova temporada do Teatro Viriato em Viseu

Setembro 13, 2017 | Cultura

«As Árvores (dos Desgostos)», de Luis Miguel Cintra, é a primeira das quatro estreias que marcam a programação da nova temporada no Teatro Viriato. O encenador vem apresentar a Viseu (14 e 15 de Setembro), os terceiro e quarto actos do projeto intitulado «Um D. João Português» que tem vindo a desenvolver ao longo de 2017 em diversos pontos do país. Neste novo trabalho, que será apresentado na íntegra em 2018, Luis Miguel Cintra coloca em questão a responsabilidade ética dos comportamentos sociais e morais.

“É uma programação que se destaca por quatro estreias e que segue a linha do que tem sido uma preocupação desta casa ao longo destes 18 anos de actividade. Que é, sobretudo, questionar e desenvolver o nosso olhar pela actualidade”, sublinhou a director do Teatro Viriato, Paula Garcia, na apresentação da nova temporada.

Também o coreógrafo Romulus Neagu estreia «Unbounded» (27 e 28 de setembro). Uma peça coreográfica que se centra na adolescência, na fase de profundas alterações físicas e emocionais, estabelecendo também paralelismos entre este período e o desenvolvimento de processos artísticos.

O mês de Setembro termina com o encontro entre o discurso do pianista Filipe Raposo e do desenhador António Jorge Gonçalves, ao abrigo da parceria com o VistaCurta do Cine Clube de Viseu. Em «4 Mãos» (30 de setembro), os dois artistas apresentam, para famílias, um jogo de improvisação ao vivo. “Um espectáculo de linguagem não-verbal, um sortilégio sensorial”, avança Paula Garcia, directora do Teatro Viriato.

Ainda neste mês, a 12 e 14, a Associação Gira Sol Azul convida os mais pequenos a embarcar na nau «Pequenos Piratas». Um concerto, onde o rock será o fio condutor, pensado e encenado para famílias com crianças a partir dos 3 meses, a desafia o público infantil a espicaçar as suas capacidades e inteligências.

Na nova programação, os espectáculos não se circunscrevem ao espaço físico do Teatro Viriato, e voltam a sair à rua, desta vez com o Teatro das Compras (12 a 14 de outubro). Um projeto de Giacomo Scalisi, que propõe transformar a relação do público com quatro lojas da cidade de Viseu: Farmácia Marques, Farmácia Portugal, Barbearia Avenida e Barbearia Marques. O elenco deste projeto conta simbolicamente com três jovens atores profissionais naturais de Viseu, que iniciaram com o Teatro Viriato a sua relação com as artes performativas: Gabriel Gomes, Guilherme Gomes e Sofia Moura. Ao projeto junta-se também o encenador e actor Graeme Pulleyn, a actriz Rafaela Santos e os dramaturgos Fernando Giestas e Jorge Palinhos. Esta é a primeira edição do Teatro das Compras fora de Lisboa.

No teatro, a programação destaca o «Pato Selvagem» (7 de Outubro), com o regresso a Viseu de um dos maiores dramaturgos do século XIX: Henrik Ibsen,com encenação de Tiago Guedes, “Olhar de Milhões”, de Raquel Castro, a 28 de Outubro, e «Romeu e Julieta», do Teatro Praga, a 7 e 11 de Novembro.

Falar de amor é a proposta de Patrícia Portela e Cláudia Jardim, com Sónia Batista e Leonor Barata, na estreia de «Por!» (20 e 21 de outubro).

«k Cena – projecto Lusófono de Teatro Jovem», em mais uma edição desta vez em parceria com o Teatro Nacional de São João e o Teatro Nacional D. Maria II, um projecto orientado pelo encenador Graeme Pulleyn, arranca em Novembro e tem estreia marcada para Abril de 2018.

Viseu volta a ser o palco da dança contemporânea na nova temporada do Teatro Viriato. Durante uma semana, várias gerações de coreógrafos nacionais coabitam o mesmo espaço, partilhando paisagens artísticas, intelectuais, intensões e motivações. De 17 a 26 de novembro, a NANT (New Age, New Time – Mostra de Dança Contemporânea) conta com a estreia de Walking with Kylián. Never stop searching (17 e 18 de novembro), de Paulo Ribeiro.

Clara Andermattt é a coreógrafa convidada para orientar o projecto de longo curso «Pedra – projecto educativo em dança de reportório para adolescentes», co-produzido pela Culturgest e pelo Teatro Municipal do Porto.

 

 

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.