«Pequeno cinema» do Cine Clube de Viseu chegou a 365 crianças

Junho 21, 2017 | Cultura

Nascido em 2010 para alargar o âmbito da intervenção do Cine Clube de Viseu no cinema para as escolas», o «Pequeno Cinema» teve, neste ano lectivo, 19 grupos participantes, divididos por seis jardins de infância (Lordosa, Póvoa de Abraveses, Oliveira de Baixo, Figueiró, Ribeira, Nesperido), e oito escolas (Bairro, Mangualde, Portela, Pascoal, Nesperido, Ribeira, Oliveira de Baixo, Bigas). 365 crianças participaram nas actividades.

Ao longo do ano realizaram-se quatro sessões. As três primeiras na sala de aula, e a quarta, claro, uma ida à sala de cinema. Numa das vertentes do projecto, foi proposto aos alunos criarem um cartaz de cinema para um dos filmes analisados. Depois de seis edições e seis anos de cartazes, o Cine Clube, reconhecendo a qualidade, trabalho e empenho dos pequenos artistas, estabeleceu uma parceria com a Fondazione PInAC, Pinacoteca Aldo Cibaldi (Itália), que desde os anos 50 recolhe, cataloga, estuda e divulga desenhos de crianças de todo o mundo. Possui cerca de 7000 desenhos de crianças de 70 países.

Esta parceria permite ao Cine Clube de Viseu enviar os três melhores cartazes para serem integrados na colecção da Fondazione PInAC. A colecção  pode ser visitada no museu online.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.