Parad´arte mostra trabalhos de crianças do bairro social de Paradinha

Março 20, 2019 | Cultura

Está patente na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, a exposição temporária «PARAD´ARTE – Histórias e Processos Artísticos 2018». A mostra, organizada pelo Centropontoarte e apoiada pelo Município de Viseu no âmbito do programa de apoio a projetos culturais “Viseu Cultura”, revela os trabalhos originários de um projeto de criação e educação artística, que beneficiou 25 crianças residentes no Bairro Social de Paradinha.

O projecto, que tem vindo a ser dinamizado desde Maio de 2018 pelo Centropontoarte no Centro Comunitário da Cáritas Diocesana de Viseu, envolveu crianças e jovens, maioritariamente da comunidade cigana, através de atividades como a escultura, a serigrafia, gravuras, a elaboração do livro do artista, desenhos, pinturas entre outros processos criativos e artísticos.

“Há pontes que se fazem entre artistas, comunidades e instituições. E que demonstram, como é o caso, que a arte não é um feudo e não é território exclusivo de alguém. É coisa de todos”, sublinhou Jorge Sobrado, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Jorge Sobrado, presente na inauguração.

Em PARAD`ARTE – Histórias e Processos Artísticos, as dinâmicas executadas em articulação com a equipa do Centro Comunitário, reforçam o trabalho fundamental de desenvolvimento de competências, nomeadamente artísticas, a auto-estima, e favorecem a inclusão social, educativa e cultural de crianças e jovens.

© 2019 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.