«O Lobo Ibérico» em Moimenta da Beira em mostra única

Maio 9, 2018 | Cultura

É uma mostra única e incomparável sobre o Lobo Ibérico em Portugal que o público português vai ver pela primeira vez em Moimenta da Beira. Depois, vai andar em itinerância pelo resto do país. Está patrente no átrio da Câmara Municipal, onde permanecerá até dia 30 deste mês. A mostra arranca em Moimenta da Beira pela importância do concelho como último reduto do lobo ibérico a sul do Douro. É que na serra de Leomil vive a mais importante e estável alcateia desta região do país.

São sete expositores, em formato gigante, que vão ocupar o espaço inteiro do átrio dos Paços do Concelho, que têm por base o trabalho de vários anos do fotógrafo de natureza João Cosme. As fotos transportam para paisagens de grande beleza e situações de rara “intimidade” do lobo no seu habitat natural e são complementadas com textos informativos sobre a espécie e o seu habitat (em português e inglês).

A exposição procura divulgar vários aspetos da realidade desta espécie emblemática da fauna nacional e também o trabalho da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI) ao longo dos anos, na conservação do seu habitat.

No início do século XX o lobo ibérico era relativamente comum e ocupava diversos territórios de norte a sul de Portugal. Atualmente este canídeo tem uma distribuição muito mais reduzida (aproximadamente 20 400 km2) que compreende apenas a região a norte do rio Douro e uma área mais reduzida a sul deste rio, região centro norte, dando origem a duas subpopulações. De uma forma genérica, a espécie ocorre em áreas montanhosas destas regiões, refletindo uma menor densidade populacional humana e atividade agrícola pouco intensiva nestes locais.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.