Museu da Misericórdia de Viseu cria Liga de Amigos

Fevereiro 28, 2013 | Cultura

 

Está em processo de criação a Liga de Amigos do Museu da Misericórdia. Os objectivos passam pela “divulgação e enriquecimento das colecções, a realização de exposições e a publicação de estudos centrados na história da instituição”. O anúncio foi feito pelo director do Museu, Henrique Almeida, no final de mais uma sessão «Conversas com arte», que teve como tema central a Pousada de Viseu enquanto projecto de reabilitação do antigo Hospital da Misericórdia, pelo arquitecto Gonçalo Byrne. “Vamos apostar no voluntariado e no mecenato, vendo neles mais uma forma de abrir o Museu à comunidade”, adiantou o responsável.

A evolução do antigo Hospital de Viseu para Pousada foi apresentada no Tesouro da Misericórdia pela arquitecta Daniela Santos, que analisou este projecto desde a pré-existência até à contemporaneidade. Em seu entender, “a Pousada de Viseu parte de um diálogo, entre pretérito e futuro, que faz renascer sublimemente uma estrutura que tanto honra a cidade. A reciclagem como meio de revitalização de estruturas obsoletas, tema relacionado também com a problemática dos centros históricos. “A prática da arquitectura, enquanto elemento participativo no processo dinâmico da cidade – defendeu – deverá ser um motor propulsor do seu desenvolvimento.”

Aberta ao público em 2009, a Pousada de Viseu reaproveita as grandes paredes estruturantes de granito de espessuras consideráveis, onde o arquitecto Gonçalo Byrne encarou a força da preexistência e a assumiu como base de projecto. O tema exposto suscitou uma discussão pelo público presente, em torno de algumas das opções deste arquitecto.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.