Família de José Mouga doa espólio à Quinta da Cruz

Fevereiro 18, 2021 | Cultura

O Município aceitou a doação, à Quinta da Cruz, do Espólio José Mouga por parte da família do artista viseense. O acordo estabelece as condições de doação de, pelo menos, 50% do espólio artístico do pintor José Mouga, em número de obras, nas diferentes expressões e suportes (pintura, desenho, escultura, cadernos de registo, entre outros).

Este passo permitirá à Quinta da Cruz a constituição de Coleções, cuja obra, de relevante valor artístico, se encontra representada em vários museus nacionais e em coleções particulares estrangeiras e portuguesas.

A relevância da obra para a Cidade de Viseu é uma mais-valia para a valorização do património e da produção artística contemporânea local, e vai permitir gerar dinâmicas de investigação e estreitar relações com outras coleções de relevância, com interesse em receber as obras deste espólio.

Consolida-se, assim, um projeto de reserva técnica visitável e centro de estudos e investigação para a arte contemporânea do Município de Viseu, promovendo a salvaguarda de um espólio artístico de relevância nacional de um autor viseense marcante no contexto da arte contemporânea.