Exposição “São Teotónio” em Viseu

Julho 17, 2012 | Cultura

Aberta ao público desde 16 de Fevereiro, e prevista para terminar no final do mês de Junho, a exposição «São Teotónio. Patrono da diocese e da cidade de Viseu – 1162-2012», patente no Museu Grão Vasco e na Catedral de Viseu, vai prolongar-se até 7 de Outubro. O “elevado interesse e adesão do público” registado nas últimas semanas, ditou a decisão dos promotores – Diocese de Viseu e a Câmara Municipal de Viseu, em parceria com o Museu Grão Vasco – que uniram esforços para assumir os encargos inerentes ao prolongamento.

Ao longo dos quatro meses e meio, a exposição foi visitada por cerca de 17 000 pessoas, um número muito expressivo e representativo no quadro deste tipo de iniciativas que, segundo a organização, “superou as expectativas”.

O núcleo expositivo irá manter as peças emprestadas por entidades e coleccionadores proprietários, que concordaram com a prorrogação daquele período. Os documentos provenientes do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Biblioteca Municipal do Porto e da Biblioteca Nacional, que por questões de conservação não podem permanecer na exposição, serão substituídos por outros.

Será igualmente integrada uma nova peça, uma custódia relicário e o correspondente documento de doação de relíquias, proveniente de uma colecção particular.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.