«Desafios» abre 25º Festival Internacional de Teatro da ACERT

Outubro 16, 2019 | Cultura

Integrada na programação do último trimestre de 2019, o Trigo Limpo Teatro ACERT iniciou este mês uma digressão nacional e internacional com as suas produções mais recentes. Em Tondela, o espetáculo Desafios estreia e chega ao palco a 13 de Novembro, cruzando teatro e novo circo numa narrativa que “promete suspender alguns fôlegos”. Será a abertura do 25º Festival Internacional de Teatro ACERT.

“Da relação criativa, iniciada há vários anos, entre o Trigo Limpo teatro ACERT com a Companhia O Ultimo Momento, de João Paulo Santos, nasce a vontade de voltar a criar um espetáculo em conjunto, que já se encontra em preparação. Desafios é, pois, um projeto de cruzamento do novo circo com o teatro, com uma forte componente cenográfica, desenvolvendo uma narrativa comum em que os dois mundos criativos se cruzam, provocam e desenvolvem”, sublinha a ACERT.

De Tondela saem outros espectáculos que vão passar por Viseu, Alcochete, Guarda, Lisboa e Famalicão. É o caso de Fil’mus 2, onde cinema, música e teatro se encontram; de Para ti, Sophia, inspirado num livro de Sophia de Mello Breyer Andresen; de Fogo!, comédia musical a exorcizar medos e fazer perguntas; e de 20 Dizer, um dueto onde a poesia e a música constroem novos caminhos para a palavra

Das “entranhas da terra” para Aveiro viajará o espetáculo Arte Crua, uma performance musical onde os artistas são os oleiros que vão dando forma ao barro ao som da música e ao ritmo do improviso. De Tondela para Moçambique, o Trigo Limpo teatro ACERT levará quatro espetáculos e “uma mão cheia de braços e vontades que partilharão novos projetos com a Escola Secundária da Manga, na Beira, fortemente afetada pelo ciclone IDAI”.

A programação do último trimestre na ACERT prossegue “com excelentes propostas” de formação, exposições, música, dança, teatro e, ainda este mês, com um encontro com o Teatro Amador. Uma mostra que terá continuidade ao longo da programação do próximo ano e que pretende “dar lugar e destaque às companhias que desenvolvem um trabalho ativo e continuado apenas por um ato de amor pela arte e pelo teatro”.

Em Dezembro, a ACERT retoma os encontros com o Jazz, em dois dias de festa com  “excelentes propostas nacionais e internacionais e abordagens singulares e ecléticas”. O «Jazzin´Tondela» 2019, inclui 5 concertos, um workshop de improvisação e uma conversa “surpreendente e elucidativa com o músico espanhol, Joaquin Sanchèz.

“Intensa e diversificada” é como a ACERT assume a programação do último trimestre de 2019.