Cultura pelas ruas de Sernancelhe com a exposição «Esperança»

Julho 12, 2020 | Cultura

Até 10 de agosto, as ruas de Sernancelhe serão palco da exposição “Esperança”, uma manifestação de arte ao ar livre, que poderá ser contemplada por todos quantos colocarem o concelho na rota de visita neste Verão. Escultura, pintura, fotografia, instalações artísticas, literatura e street art dominarão o Centro Histórico e a Avenida das Tílias, a principal artéria de Sernancelhe. Arte pelas ruas, artistas a criarem peças ao vivo e novas formas de cultura ao dispor de quem chega à sede do concelho são os propósitos do Município.

A Câmara Municipal assume também o objetivo de impulsionar o comércio tradicional, que acontecerá com a colocação das peças dos artistas que fizeram parte de edições anteriores do Ser+Cultura em zonas servidas por cafés e restaurantes e por espaços onde a gastronomia local pode ser apreciada.

“Esperança” é portanto uma iniciativa única, que acontece neste contexto de grandes restrições, como forma de revitalizar económica e culturalmente o Concelho que é detentor da marca Terra da Castanha, graças à forma harmoniosa como soube valorizar os novos conceitos com o saber ancestral das suas gentes. Por isso, desafiou, nos meses mais intensos da pandemia, os cerca de 300 utentes dos Centros Lúdicos de Sernancelhe, dinamizados pelo CLDS-4G, para que participassem numa construção multicolor em croché que transmitisse uma mensagem de esperança e alegria perante o momento único vivido por todos. O resultado são peças tão belas quanto valiosas, que ficarão expostas na Avenida das Tílias durante o mês da exposição “Esperança”.

O ponto de partida para a visita à exposição será na Loja Interativa de Turismo, onde será disponibilizado um mini guia com o itinerário, com a indicação dos pontos de exposição, uma breve apresentação do artista ou associação e do conceito expositivo de cada peça.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.