Coro Mozart deu concerto memorável no teatro Viriato em Viseu

Janeiro 14, 2013 | Cultura

Por: Adelino Figueiredo

Promovida pelo CORO MOZART DE VISEU, o emblemático Teatro Viriato acolheu mais uma Gala: o «Concerto Mozart VII – Polifonias», que brindoutodos quantos tiveram o privilégio de assistir a mais este concerto de excelente qualidade musical e vocal. Os viseenses, bem como toda a comunidade, estão de parabéns por terem na sua região tão talentosos executantes musicais, comprovando-se que com a “prata da casa” se conseguem atingir magníficos resultados.

A primeira parte deste concerto foi assegurada por uma melodiosa actuação da Orquestra de Cordas do Conservatório de Viseu, sob direcção artística de Ana Serrano.

Seguiu-se o grupo Musicando que, com o seu registo de música popular portuguesa, abrilhantou esta Gala, enquanto dava a conhecer o que de bom se executa na nossa região, nesta vertente musical.

Para a segunda parte estava reservada a actuação dos anfitriões, o CORO MOZART DE VISEU, que, com os seus jovens cantores, continuou a aprimorar este digno e magistral espectáculo.

Actualmente constituído por cerca de sessenta coralistas, com idades entre os 7 e os 18 anos, o CORO MOZART DE VISEU é presidido pelo Professor José Carmo e dirigido artisticamente pelo maestro Professor Doutor Dionísio Vila Maior.

Neste concerto, o CORO MOZART apresentou o seu mais recente reportório – Polifonias – onde se incluem algumas músicas em estreia absoluta como foram os casos do Medley dos Bee Gees, este último dedicado aos pais dos coralistas, e Edelweiss, música nos transportou ao edílico cenário do filme “Música no Coração”.

O reportório prolongou-se com músicas de elevada exigência vocal “Bohemian Rhapsody”, “Somewhere Over the Rainbow” e outras de diversificada dinâmica coreográfica, que aliadas à energia contagiante, de “Lusitânia”, “Route 66”, “Hey soul sister”, Medley Russo”, “Hallellujah”, “Telemarketing Blue”, “Big Easy on My Mind”, permitiram uma interacção entusiasta com a plateia.

Com o aproximar do fim do espectáculo foram chamados ao palco os representantes dos grupos convidados, aos quais o Coro Mozart entregou algumas lembranças, agradecendo a presença de todos neste fabuloso e alegre concerto.

O CORO MOZART efectuou ainda um agradecimento especial à Câmara Municipal de Viseu, por todo o apoio e colaboração envidada ao longo destes sete anos de existência, tendo sido chamados ao palco o Dr. Fernando Ruas – Presidente da Câmara Municipal de Viseu e a Dr.ª Ana Paula Santana – Vereadora da Cultura, que foram igualmente agraciados.

O CORO agradeceu ainda a recente atribuição de um espaço, cedido pela C.M.V., onde será instalada a sua futura sede.

O espectáculo continuou com os temas “Natal no Mundo de Cartão” e “Happy Day”, que com toda a sua alegria, encerraram apoteoticamente este singular concerto, para grande gáudio de todo o público presente.

Parabéns, uma vez mais, ao CORO MOZART DE VISEU, pelos belos momentos proporcionados!