Concurso e Festival de Guitarra Clássica em Sernancelhe

Junho 17, 2012 | Cultura

Assumindo-se como o mais conceituado do país, e com realizações ininterruptas desde 1999, o Concurso e Festival de Guitarra Clássica é também sinónimo de manifestação cultural de carácter universal em Sernancelhe. O evento cumpre a 14ª edição de 27 a 30 deste mês de Junho num palco de eleição: o Auditório Municipal, onde vencer o concurso “representa a etapa mais importante para qualquer jovem, de qualquer parte do Mundo, que quer dedicar a sua vida à música”, sublinha o presidente da Câmara, José Mário Cardoso.

Sob a direção artística de Paula Sobral e José Carlos Sousa, o Festival tem vindo a afirmar Sernancelhe como palco de referência mundial, na promoção da descentralização cultural, proporcionando aos munícipes em especial, e ao público em geral, em regime de gratuitidade, a oportunidade de desfrutar de diversas apresentações musicais pelas mãos dos mais conceituados artistas nacionais e internacionais.

Para além da componente artística, o Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica possui igualmente uma vertente formativa constituída pela realização de uma masterclass, que se tem mantido devido ao enorme sucesso que foi granjeando junto dos guitarristas que pretendem aperfeiçoar as suas técnicas performativas.

Recorde-se que o concurso, com inscrições abertas a guitarristas de qualquer nacionalidade nascidos após 11.09.1976, acontece ininterruptamente desde 1999 e já destacou guitarristas oriundos da Austrália, França, Rússia, Chile, Polónia, Suécia, Ucrânia e até do Japão, entre outros países.

Do programa constam três eliminatórias, todas elas abertas ao público. Um júri constituído por elementos oriundos de vários países escolherá os candidatos que irão disputar os prémios pecuniários previstos no regulamento e oferecidos pela organização aos três primeiros classificados do concurso.

Paralelamente, haverá espectáculos de música, interpretados por guitarristas de renome, no Auditório Municipal: dia 27 – 21h30 – Marko Topchi (Ucrânia) e Quarteto Parnaso (quarteto de guitarras de Portugal); dia 28 – 21h30 – André Madeira (Portugal) e Goran Krivocapic (Montenegro); dia 29 – 21h30 – Fábio Zanon (Brasil); e dia 30 – Final do 13º Concurso Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe (14h30) e 21h30 – Machina Lírica Duo (duo de guitarra e flauta Portugal e Republica Checa), e Guitarrafonia (Orquestra de guitarras Portugal).

O evento é organizado pelo Município de Sernancelhe, pela Feira Sementes da Terra e Associação Proviseu, tendo como parceiros o Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. Azeredo Perdigão, Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), o Festival Internacional Guitare-Essone.com, Teatro Viriato, Teatro Ribeiro Conceição (Lamego), e o Festival Internacional de Guitarra J. Kaspar Mertz.

A edição do Festival conta com o patrocínio especial da Secretaria de Estado da Cultura – Direcção Regional de Cultura do Norte.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.