Centenas de músicos no Festival da Primavera de Viseu

Abril 9, 2015 | Cultura

Música Antiga, Música Clássica e Música Contemporânea, num painel de actuações que se pauta pela diversidade, com concertos de acordeão, piano, guitarra, sopros, canto, música de câmara, orquestras, entre outros, são as linhas programáticas de um Festival que José Carlos Sousa, director do Conservatório Regional de Música, classifica como “um projecto ambicioso” e uma festa, com uma forte componente social, dirigida a todos os públicos.

Para além dos concertos pedagógicos destinados às crianças, haverá actuações em instituições como a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu, lares de idosos e Estabelecimento Prisional. “A ideia é aproximar e explicar a música às pessoas, tornando-a acessível a todos os públicos”, concretiza o também director artístico do Festival de Música da Primavera, para quem o 1.º Concurso Internacional de Piano (o ano passado foi dedicado à Guitarra), conta já com a adesão de músicos de todo o mundo.

Na apresentação do Festival de Música da Primavera, que ao longo de um mês assenta arraiais em vários palcos da cidade, entre os quais a Sé, Teatro Viriato, Câmara Municipal, Museu Grão Vasco, Solar do Vinho do Dão, Hotel Montebelo, Hotel Grão Vasco, Aula Magna do IPV, Clube de Viseu e Igreja da Misericórdia, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, sublinhou o trabalho de formação que tem vindo a ser desenvolvido pelo Conservatório Regional de Música Azeredo Perdigão, entidade promotora do Festival.

“Temos hoje um público educado na música, o que nos permite o arrojo de ter um Festival muito focalizado na música clássica só ao alcance de poucas cidades. O que reflecte já um grau de maturidade dos executantes por um lado, e do público por outro”, reconhece Almeida Henriques, que lança o repto ao Conservatório para que a próxima edição venha a tornar-se, também na sua designação, como “Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu”

A par do Concurso Internacional de Piano, que decorre de 22 a 25 de Abril, com a presença da americana Sara Daneshpour e a participação de músicos de vários países como a Holanda, Roménia, Rússia, Japão, China, Geórgia, Itália, o programa do Festival destaca ainda a actuação do acordeonista francês Richard Galliano, num concerto agendado para o dia 10 de Abril na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. No encerramento, a 26 de Abril, actuará a Orquestra Juvenil de Viseu, constituída há cerca de meio ano por músicos de várias instituições do concelho.

A par da componente musical, a edição deste ano do Festival cruza com outras áreas artísticas, como a dança, o cinema e exposições de pintura. No âmbito do programa «Viseu Terceiro», o Município de Viseu apoia a organização com 65.490 euros. “Este é um evento que reforça a agenda educativa e cultural de Viseu, actuando na formação de jovens músicos, dando a conhecer novos talentos e oferecendo à população e a visitantes uma programação de eventos musicais de qualidade”, justifica Almeida Henriques.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.