Casa da Lavoura e do Linho de Calde assinalou 3º aniversário

Outubro 1, 2012 | Cultura

Decorreu no passado dia 21 de Setembro (Dia do Feriado Municipal), integrado no programa do 3º Aniversário do Núcleo Museológico “ Casa da Lavoura e Oficina do Linho”, em Várzea de Calde, a apresentação e lançamento do livro “ IDENTIDADES, a Terra e os Homens”, da autoria de Alberto Correia, que retrata toda a vivência de Várzea de Calde, as origens e criação deste Museu do Linho, e que representa por si só uma singela mas devida homenagem a todas as gentes desta povoação da Freguesia de Calde.

Na apresentação do livro, o autorem traços gerais definiu os pressupostos que estiveram na origem deste livro, sendo um trabalho de recolha de vários anos, e tendo agradecido todo o empenho das gentes de Várzea de Calde, para além da ação e intervenção que  a Câmara Municipal de Viseu, teve na edificação deste Museu.

Nesta cerimónia, usaram ainda da palavra o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu- Dr. Fernando Ruas, a Vereadora da Cultura- Dra. Ana Paula Santana, e o Presidente da Junta de Calde- Sr. Herculano Gonçalves, que muito elogiaram o trabalho que tem vindo a ser feito na preservação deste importante património cultural, que dignifica e muito toda a região de Viseu.

Seguiu-se uma secção de autógrafos do livro apresentado por Alberto Correia, tendo este acompanhado todos os interessados numa visita guiada ao interior da “Casa de Lavoura e oficina do Linho”.

Por fim, os presentes tiveram o privilégio de serem brindados nos espaços verdes do Museu do Linho, comuma bonita atuação do CORO MOZART de Viseu, que com toda a sua juventude, alegria e dinamismo, conseguiu abrilhantar mais um aniversário deste espaço de cultura e tradição.

 Adelino Figueiredo

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.