Cantorias de Vila Chã de Sá apresentou segundo CD

Dezembro 28, 2012 | Cultura

O Multiusos de Vila Chã de Sá foi o palco escolhido para a apresentação do segundo CD do Grupo «Cantorias». Um evento testemunhado pelo Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro e pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, entre outras individualidades. A apresentação esteve a cargo do director musical, Rui Rodrigues, que fez uma retrospectiva ao trabalho desenvolvido pela colectividade até ao lançamento deste segundo CD, agradecendo a todos os elementos a colaboração prestada.

José Ernesto, presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Sá, enalteceu toda a actividade que o Grupo vem desenvolvendo na defesa e divulgação da música e tradições populares, concluindo mesmo que “talvez em Portugal poucos grupos musicais como o «Cantorias» tenham actuado em organismos oficiais. Deu como exemplos as Janeiras levadas ao Palácio de Belém e Palácio de S. Bento, para além das actuações em França, na Madeira e outras regiões do país. O autarca confirmou a presença do «Cantorias» na Assembleia da República e no Tribunal Constitucional a 9 de Janeiro.

A presença do «Cantorias» no Vaticano, a 16 de Janeiro, para cantar ao Papa Bento XVI, uma notícia avançada naquela cerimónia por José Ernesto, deixou “muito feliz» o Bispo de Viseu, que se congratulou também com o “excelente trabalho» do Grupo na divulgação da música popular.

Desde Junho de 2004, ano em que foi criado, o «Cantorias» tem vindo a realizar um trabalho exaustivo de pesquisa e recolha de cantares tradicionais junto da população mais idosa, que permitiu recriar e reviver os usos e costumes de antanho. Dessa compilação de memórias bem vivas merece especial destaque o seu acervo de Cantares de Janeiras. É também autor de duas peças musicais: “Cantares e Tradições da Beira Alta” e “Janeiras – As tradições de um povo”, apresentadas em diversos palcos nacionais.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.