Alunos finalistas da ESEV mostram trabalhos na Quinta da Cruz

Julho 12, 2020 | Cultura

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea tem patente uma exposição dedicada à mostra dos trabalhos dos alunos finalistas do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), intitulada “2020”. A exposição apresenta um conjunto de 17 trabalhos destes alunos, desenvolvidos no âmbito da unidade curricular “Projeto de Artes e Multimédia”, que tem como propósito a aplicação e consolidação de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso, incentivando a ligação entre duas áreas de relevo no mundo atual: as Artes e as Tecnologias da Informação. E resulta de um protocolo estabelecido entre o Município de Viseu, através do Museu Municipal, e o Instituto Politécnico de Viseu, através da ESEV.

“Estamos perante uma parceria que muito engrandece os seus mentores: o Município, a Quinta da Cruz, a Escola Superior de Educação, alunos e professores”, reconheceu João Paulo Balula, presidente da ESEV, no dia em que abriu a exposição. “Um dia especialmente feliz” reforçou Jorge Sobrado, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, para quem a Quinta da Cruz está a cumprir, com mais esta exposição, “uma das suas missões, ao estabelecer relações com a criatividade local”, neste caso dos finalistas da ESEV.

São várias as técnicas usadas nestas obras, desde a ilustração à animação 2D, da fotografia ao vídeo e video mapping, dos materiais inerentes às artes plásticas ao design editorial, entre outras. Técnicas estas que permitem ao público uma experiência imersiva em temas tão diversos como os medos e anseios, o stress, as emoções, as doenças mentais, as transformações do ser humano, a deficiência visual ou as alterações climáticas e os incêndios.

A exposição está patente na sala do piso -1 do Museu Municipal até ao dia 26 de julho. A visita tem lotação limitada, cumprindo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde.