Vouzela é o primeiro Município do país com o certificado «Biosphere Destination»

Junho 30, 2021 | Região

A Câmara Municipal de Vouzela apresentou recentemente  o plano de ação para a sustentabilidade no turismo, numa iniciativa integrada na certificação de Vouzela enquanto destino turístico sustentável – Biosphere Destination.

Depois da assinatura da carta de compromisso com a sustentabilidade, e da apresentação do diagnóstico da sustentabilidade, segue-se a terceira fase – apresentação do plano de ação – que consiste em definir indicadores, metas e prazos, bem como estruturar a equipa e parceiros envolvidos na concretização do projeto.

O plano de ação foi elaborado tendo em conta o Referencial Biosphere Destination que se divide em três grandes áreas (Sociedade e Cultura; Ambiente e Alterações Climáticas; Governança e Economia) subdivididas em 62 critérios, os quais estão alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Atualmente, dos 62 critérios, Vouzela cumpre integralmente 24, tem 10 com cumprimento parcial, 9 com semi-cumprimento, 4 com cumprimento básico e 15 incumprimentos.

Para Rui Ladeira,  “a autarquia assume com este plano o compromisso de aperfeiçoamento a, por exemplo, diminuir a pegada ecológica, a criar um guia de requisitos de sustentabilidade na organização, por exemplo, do município, ou de eventos pontuais ou anuais, além da gestão da água, da energia, dos materiais a utilizar, de tudo o que é necessário para garantir mais sustentabilidade”, exemplificou.

O certificado “Biosphere Destination” deverá ser atribuído a Vouzela no final do ano de 2021, o que lhe permite ser o primeiro município do país a obter este selo turístico internacional.