Requalificação do Jardim Municipal de Castro Daire, 40 anos depois

Fevereiro 4, 2021 | Região

O Jardim Municipal de Castro Daire, um espaço central na vila e cuja última requalificação aconteceu há cerca de quarenta anos, tendo sofrido poucas alterações desde então, vai agora ser intervencionado e transformado, a curto prazo, num local, diferente, moderno e cada vez mais ao serviço da comunidade.

As intervenções previstas, de carácter permanente, pretendem tornar o jardim acessível em todo o seu redor com a promoção da acessibilidade para todos, garantindo um acolhimento inclusivo.

Segundo a autarquia, o investimento enquadra-se, também, na grande aposta que o Município de Castro Daire está a efetuar no setor do Turismo, como o ponto central de uma aposta integrada da oferta turística que está a ser criada. Irá contemplar um espaço de acolhimento/informação/promoção turística, o “Welcome Center”. “O Jardim Municipal será local de convívio, mas também um cartão de visita, a porta de entrada para acolher os turistas que nos visitem”.

O Jardim será complementado com um elemento decorativo singular, uma fonte luminosa, com o formato do mapa do concelho, e contará com a identificação das antigas vinte e duas freguesias do concelho em repuxos (géiser) de água no mesmo.

Será um espaço que contará, ainda, com uma aposta nas novas tecnologias. Os degraus da imponente escadaria que irá envolver o Jardim Municipal serão iluminados com tecnologia LED. A definição de um espaço claro para dinamização cultural, complementado com o acesso à internet (WiFi free) atrairá cada vez mais pessoas.

Surgirá ainda o nome da vila, em letras gigantes, aplicado estrategicamente por forma a que as pessoas possam tirar selfies e levar Castro Daire, orgulhosamente, cada vez mais longe.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.