Ensino Superior chega a Moimenta da Beira

Junho 17, 2022 | Educação

É uma evolução verdadeiramente histórica a criação do Ensino Superior em Moimenta da Beira. O protocolo que estabelece a entrada em funcionamento de dois cursos CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional), já a partir do próximo ano letivo, setembro de 2022, foi assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) e o Município de Moimenta da Beira, representados pelos respetivos presidentes, Miguel Ângelo Mota e Paulo Figueiredo.
Esta colaboração tem como principal objetivo alargar e aproximar o Ensino Superior à região, aumentando as oportunidades para quem queira prosseguir o seu percurso académico. Há 30 anos, uma tentativa nesse sentido quase chegou a concretizar-se, quando o então autarca Alexandre Gomes Cardia quis criar no concelho um pólo do Instituto Superior Douro Sul (ISDUL). O intento seria porém chumbado pelo Governo de Cavaco Silva.
O protocolo garante períodos de formação prática a desenvolver em contexto de trabalho nas empresas locais, na forma de estágio. “Estou certo de que o desenvolvimento do Ensino Superior em Moimenta da Beira será uma mais-valia e um valor acrescentado para o tecido empresarial do concelho e da região. Também os futuros licenciados, em quem apostamos muito, terão aqui oportunidades de uma enorme valorização profissional”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.
“Informática Industrial” e “Assessoria e Comunicação Organizacional” são os dois cursos superiores que serão lecionados (em regime diurno e/ou pós-laboral) naquela que deverá ser a futura Escola Superior Externato Infante D. Henrique, a atual escola cor-de-rosa, antigo Externato, em Moimenta da Beira.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.