Tondela: apoios ao comércio e serviços rondam os 150 mil euros

Abril 29, 2021 | Economia

O Município de Tondela acaba de lançar a terceira fase de apoio ao comércio e serviços do concelho, em virtude da conjuntura atual que o país atravessa relacionada com a COVID-19. Até 15 de maio, pode ser solicitado apoio para o pagamento de 50% da renda mensal dos meses de janeiro, fevereiro e março de estabelecimentos comerciais, serviços e retalho até a um limite de 200 euros por mês.

Apoio semelhante (50% até ao limite de de 200 euros para os meses de janeiro e Fevereiro), é concedido às microempresas de comércio, serviços e retalho, que tenham contrato de empréstimo bancário para aquisição de instalações próprias.

Recorde-se que, já em abril e em novembro do ano passado, o Município de promoveu medidas de apoio às microempresas de comércio e serviços do concelho, que foram obrigados a encerrar temporariamente. Na primeira fase foram concedidos apoios no valor de 34.344,48 euros, enquanto na segunda fase os apoios totalizaram 34.191,97 euros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, estes apoios extraordinários visam contribuir para a preservação do comércio local e dos serviços, e consequentemente para a manutenção de postos de trabalho.

“Até agora concedemos apoios que ultrapassaram os 68 mil euros, um valor considerável. Por consideramos imprescindível continuar a ajudar a minimizar os impactos negativos da pandemia na atividade económica do concelho é que arrancamos com esta terceira fase de apoios”, realçou.

No seu conjunto, as três fases rondam os 150 mil euros de apoios diretos, valor a que se juntam, neste caso com perda de receitas para o Município, outros apoios indiretos, nomeadamente isenções de espaços públicos, de taxas similares, entre outros. “Fomentar a resiliência dos nossos empresários e criar condições que lhes permitam minimizar os efeitos da pandemia, são os objectivos das medidas agora reforçadas pelo Município”, conclui José António de Jesus

 “TODOS À COMPRAS”

A par deste terceiro pacote de apoios, o Município de Tondela criou também uma iniciativa direcionada para o comércio tradicional, intitulada “Todos às compras no concelho de Tondela”, que irá decorrer até 21 de maio. “Com esta iniciativa, os comerciantes aderentes irão atribuir, durante o período da campanha, um voucher de desconto ao cliente, consoante o valor da compra efetuada. Assim, para as compras de valor igual ou superior 10 euros será concedido um voucher de desconto de 10%.”, explica o vice-presidente, Pedro Adão.

O cliente que fizer compras superiores a 20 euros terá ainda direito a um cupão que deverá ser depositado numa das tombolas que se encontram no Posto de Turismo de Tondela e na loja dos CTT de Campo de Besteiros, para ficarem habilitados a alguns prémios.

Entre os prémios encontramos vales de desconto, no valor de 100 euros, nas lojas aderentes, bem como a oferta de refeições em restaurantes do concelho. Pelo Natal decorreu uma campanha semelhante, cujo investimento na restituição dos descontes aos comerciantes locais rondou os 22 mil euros.

UMA PLATAFORMA PARA AJUDAR 

Em curso no Município de Tondela, está ainda a criação de uma plataforma de apoio ao comércio local, onde os empresários do concelho – comerciantes e serviços, poderão proceder à sua inscrição. Esta plataforma  https://comerciodetondela.pt/tondela/  tem como primordial objetivo agrupar os empresários do concelho, numa espécie de “shopping” virtual, onde poderão conhecer as empresas, visitar os seus produtos e comprá-los.

Segundo Pedro Adão, a criação e consequente adesão à plataforma, custeada pelo Município, decorre até ao final do ano, e ficará operacional a partir de Janeiro de 2022.

Para o efeito foi também criada a página de Facebook:

https://www.facebook.com/Com%C3%A9rcio-de-Tondela-107968471404762