Loja de Turismo de Viseu no Museu Almeida Moreira

Maio 20, 2021 | Economia

No ano em que recupera o histórico slogan de 1935 – «Viseu Cidade-Jardim» – o Município de Viseu acaba de inaugurar as novas instalações da Loja de Turismo, precisamente na Casa de Almeida Moreira. O Capitão responsável pela promoção turística da cidade e da região nos anos 30 do século passado. Que revitalizou a Feira de S. Mateus, impulsionou a criação da Glorieta de Tomás Ribeiro e o Painel de Azulejos do Rossio, além de ter publicado o “Guia da Cidade de Viseu” e realizado o primeiro filme de promoção turística de Viseu.

“A nova Loja de Turismo do Município de Viseu, instala-se, assim, num local perfeito, numa singela, mas simbólica homenagem da autarquia a um dos homens que mais fez pelo Turismo e notoriedade da Cidade de Viriato”, sublinhou Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal, na cerimónia de abertura do novo espaço.

A mudança de instalações surgiu perante a necessidade de deslocalização das instalações, fruto da empreitada em curso de Revitalização do Mercado 2 de Maio. “Sei que hoje seria um dia especial, para o nosso Presidente António Almeida Henriques e também para o Capitão Almeida Moreira, dois grandes Homens que ficarão para sempre ligados à História da nossa Cidade”, concluiu Conceição Azevedo.

Na cerimónia de abertura das novas instalações da Loja de Turismo, a autarca fez questão de sublinhar a importância do equipamento, num concelho que registou, nos últimos 7 anos (pré-pandemia), um crescimento relevante, sustentado e consecutivo da procura turística, tendo mais que duplicado o número de dormidas entre 2013 e 2019.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, Viseu terá alcançado em 2019 245.061 dormidas (em Alojamento Turístico, excluindo Alojamento Local), indicador que é histórico no concelho, traduzindo um crescimento de 4,4% face ao ano anterior. “Se somarmos a este número as dormidas provenientes do Alojamento Local, Viseu terá superado as 300.000 dormidas”, contabilizou Conceição Azevedo.